Colação de grau do CECITEC celebra a loucura prazerosa de ser professor

27 de agosto de 2013 - 14:30

alt

Foi realizada na noite de quinta-feira, dia 22, a colação de grau do Centro de Ciências e Tecnologia da Região dos Inhanmuns (CECITEC), na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Monsenhor Odorico de Andrade, em Tauá. Foram diplomados 49 alunos dos cursos presenciais de Pedagogia, Ciências Biológicas e Química, do CECITEC, e também do curso de educação a distância em Informática.

A quadra da EEEP Monsenhor Odorico de Andrade estava lotada com familiares e amigos dos concludentes. O orador representante dos discentes foi Bruno de Oliveira Sales Mota, do curso de Pedagogia. O orador docente foi o diretor do CECITEC, professor João Batista de Araújo da Silva Júnior.

alt

Orador docente foi o diretor do CECITEC, professor João Batista de Araújo da Silva Júnior.

Em seu discurso, Bruno falou da “loucura” que é escolher seguir a carreira de professor, ou seja, seguir o coração. “Ser corajoso para assumir o que se quer mesmo que todos digam que é loucura. Uma dessas escolhas excruciantes é a faculdade: que curso fazer, em qual universidade, qual me conferirá um maior status social, qual renderá mais dinheiro? Contudo, esquecemos-nos de fazer a pergunta mais importante: qual curso me fará feliz, realizado?”.

Mais adiante, o representante das estrelas da festa naquela noite disse que “Talvez zombem de nós, talvez digam: olhem os loucos, estudando para serem professores! Quem seria capaz de se formar e ser professor? A coisa realmente é de louco: receber um salário irrisório, adotar dezenas de crianças, lidar com alunos de perfis mais variados. É, provavelmente somos loucos, mas são estes loucos quem carregam sobre si uma grande parte do peso da construção dessa sociedade. São por esses loucos que passam todos os profissionais. E esses loucos têm orgulho do que são, porque conhecem o poder da educação. Não apenas a educação que se constrói na escola, mas a educação que flui de todos os lugares.”

alt

Reitor faz o discurso de encerramento da solenidade

O reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, iniciou seu discurso informando que enquanto no Chile de cada 100 jovens 38 estão nas universidades, no Brasil este número cai para 19. Disse ainda que o Brasil é a sexta maior economia do mundo, mas cai para a 70º posição no índice de educação básica.

Em seguida, mostrou que entendia a “loucura” de Bruno: “No sistema capitalista, tudo bem ser médico, engenheiro, veterinário, mas não formador de crianças. (…) Cada pessoa que formamos como professor e vai atuar em outra área traz uma perda social muito grande, a de inúmeras inteligências jovens”. Para ele, ser professor é uma atividade de “extraordinária necessidade social, civilizatória, mas pouco valorizada como profissão”. E encerrou incentivando os futuros educadores que ali se diplomavam: “Vivam a loucura prazerosa e feliz de ser professor”.

Juramento dos formandos

Clique aqui e confira o discurso de Bruno na íntegra

UECE promove Colação de Grau em Tauá