CNPq lança a terceira edição das Pioneiras da Ciência no Brasil

27 de janeiro de 2014 - 10:39

alt

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou, quinta-feira, dia 23, a terceira edição das Pioneiras da Ciência no Brasil, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). Foram selecionadas cientistas de diversas áreas do conhecimento que tiveram relevante atuação como pesquisadoras e contribuíram para a formação das suas áreas e desenvolvimento da ciência.

O objetivo é dar visibilidade às mulheres e suas contribuições para determinada área de conhecimento, tendo em vista que, muitas vezes, as participações femininas foram menos reconhecidas em função das relações de gênero. Esta iniciativa faz parte do Programa Mulher e Ciência, cujo objetivo é estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero, mulheres e feminismos no país e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.

Para a primeira edição das Pioneiras, o CNPq contou com a contribuição das pesquisadoras Hildete Pereira de Melo e Ligia Rodrigues que disponibilizaram os resultados de suas pesquisas sobre as pioneiras nas ciências que atuaram nas décadas de 30 e 40. Este trabalho foi publicado primeiramente pela SBPC, em 2006, com o título Pioneiras da Ciência no Brasil. Acesse a publicação aqui.

Na segunda e terceira edições, o CNPq recebeu indicações de nomes e informações de vários pesquisadores e instituições. Na segunda, a seleção das contribuições ainda foi realizada em ordem cronológica, com a inserção de informações de pesquisadoras das décadas de 50 e 60. Também foram consultadas as informações do Setor de Documentação do CNPq e das associações científicas, particularmente, o arquivo da Academia Brasileira de Ciência (ABC) e da Academia Nacional de Medicina (ANM). Clique aqui e confira a segunda edição das Pioneiras.

O CNPq e a SPM pretendem continuar com a homenagem às mulheres pioneiras, destacando aquelas que foram precursoras em cada área do conhecimento.

Acesse o Pioneiras da Ciência no Brasil – 3a. edição

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq