CNPq completa 62 anos de existência

14 de janeiro de 2013 - 13:43 #

 

Há 62 anos, foi criado o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com a Lei nº 1.310, de 15 de janeiro de 1951, cuja finalidade é “Promover e estimular o desenvolvimento da investigação científica e tecnológica, mediante a concessão de recursos para pesquisa, formação de pesquisadores e técnicos, cooperação com as universidades brasileiras e intercâmbio com instituições estrangeiras.”

 

A ideia de criar uma entidade governamental específica para fomentar o desenvolvimento científico no país surgiu bem antes da criação do CNPq. Desde os anos 20, integrantes da Academia Brasileira de Ciências (ABC) falavam no assunto ainda como consequência dos anos que sucederam a Primeira Guerra Mundial.

 

Em maio de 1946, o almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva (engenheiro de formação), representante brasileiro na Comissão de Energia Atômica do Conselho de Segurança da recém-criada Organização das Nações Unidas (ONU), propôs ao governo  a criação de uma instituição governamental, cuja principal função seria incrementar, amparar e coordenar a pesquisa científica nacional.

 

Em 1949, o presidente Eurico Gaspar Dutra nomeou uma comissão especial para apresentar o anteprojeto de lei sobre a criação do Conselho de Pesquisas. Dias antes de passar a faixa presidencial a Getúlio Vargas,  Dutra sanciona a Lei de criação do Conselho Nacional de Pesquisas como autarquia vinculada a Presidência da República.

 

A Lei nº 1.310 foi chamada por Álvaro Alberto de “Lei Áurea da pesquisa no Brasil.”

 

Fonte: Site do CNPq