Citinova busca parceria da UECE na construção de uma Fortaleza Inteligente

21 de janeiro de 2015 - 14:12

alt

Uma comitiva da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), da Prefeitura de Fortaleza, visitou na manhã de terça-feira, dia 20 de janeiro, o reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Jackson Sampaio, para propor uma parceria entre as duas instituições que permita a participação dos mais variados segmentos da população na construção coletiva de processo que resulte em uma cidade inteligente e humana.

Encabeçando o grupo da Citinova que esteve na UECE estava seu presidente, Tarcísio Pequeno, acompanhado do vice-presidente da fundação, professor Vasco Furtado, e o coordenador de inovação da instituição, Augusto Guimarães. A Citinova está à frente do programa Fortaleza Inteligente, lançado no final do ano passado, que consiste em ações que visam preparar Fortaleza para se tornar uma cidade inteligente (Smart City), conceito adotado por várias metrópoles em todo o mundo.

O professor Vasco Furtado apresentou aos participantes da reunião o programa da Prefeitura, que usa as Tecnologias da Informação e da Comunicação para aumentar as formas de participação popular e permitir uma gestão eficaz, consequência do compartilhamento e da integração dos dados da administração municipal.

alt

“Os dados da cidade são grandes fontes de produção e inovação. Mesmo sendo geridos pelo poder público, eles não pertencem à administração. O que estamos fazendo é implantar essa ideia do programa com uma estrutura que entrega à cidade os dados que a ela pertence”, disse Tarcísio Pequeno.

A discussão e implementação do conceito de cidade inteligente é tema de um grupo de pesquisa ligado ao Curso de Administração de Empresas, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CESA), da UECE. Seu coordenador, professor Samuel Façanha Câmara, apresentou o resultado de projeto piloto nos municípios de Mauriti, Barbalha e Maranguape, para responder à pergunta: É possível o Nordeste ter cidades inteligentes e inovadoras?

Tarcísio Pequeno disse que procurou a UECE para estabelecer uma parceria entre a academia e a gestão municipal porque houve interesse do reitor no Fortaleza Inteligente, tendo inclusive comparecido ao lançamento do programa, e também devido ao trabalho do Grupo de Pesquisa Cidades Inteligentes e ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

Participaram também da reunião, por parte da UECE, a chefe de Gabinete em exercício, professora Célia Sampaio; o diretor do CESA, professor Vladimir Spinelli; os professores do Curso de Administração Roberto Pinto e Hermano Carvalho, e  o vice-coordenador do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas, professor João Tadeu.

alt

Saiba mais sobre Fortaleza Inteligente.

Conheça o programa piloto do Grupo de Pesquisa Cidades Inteligentes.