Cine imaginário traz em novembro a nostalgia da modernidade

9 de novembro de 2010 - 15:31 #

 

O cine imaginário de novembro traz uma mostra dedicada às projeções acerca do futuro exercidas em determinados filmes, ao longo do século passado, quando o acirramento ideológico-militar entre os Estados Unidos e a ex-União soviética parecia apontar para uma guerra de aniquilamento que comprometeria o próprio devir da humanidade.

 O que restaria após o caos apocalíptico era então a questão que permeava a imaginação de realizadores, com claras repercussões sobre o imaginário coletivo.

 Conforme a programação do Cine Imaginário de novembro, três filmes estão agendados. O primeiro, “Blade Runner” será exibido às 12h de hoje (09/11), no local de sempre, Auditório da PROGRAD – Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). “Blade Runner”, do gênero drama, é dirigido por Ridley Scott e seu lançamento foi em 1982, nos Estados Unidos.

 O segundo filme, “Fahrenheit 451”, do gênero drama, tem como diretor François Truffaut e foi lançado em 1966, na Inglaterra. Será exibido às 12h do próximo dia 16, terça-feira, no Auditório da PROGRAD. “Akira” é o último filme da agenda deste mês. A sua exibição acontecerá às 12h, do dia 23 de novembro, também no Auditório da PROGRAD. “Akira” é do gênero drama, a direção é de Katsuhiro Otomo e foi lançado em 1987, no Japão.

 O projeto Cine Imaginário é uma realização da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE) que está convidando toda a comunidade ueceana para conferir as três sessões de cinema deste mês. Gabriel Petter, coordenador do projeto, diz que as sessões do Cine Imaginário são abertas ao público e que os filmes deste mês valem a pena serem vistos.

 

Contato: Gabriel Petter (responsável pela Curadoria, textos e cartazes do Cine Imaginário), pelo telefone 3101-9676