Ciência & Tecnologia cearense integrará Centro de pesquisadores de Portugal

3 de novembro de 2016 - 12:27

A parceria entre o governo português e o Ceará será concretizada nesta sexta-feira, dia 4, em palestra realizada às 9h, no Auditório Paulo Petrola, Campus Itaperi, seguida de reunião com pesquisadores.

O Estado do Ceará será incluído em uma plataforma internacional de ciência & tecnologia a ser instalada pelo Governo Português no arquipélago dos Açores, o Azores International Research Center (AIR Center). A participação do Brasil foi definida em acordo assinado na última terça-feira, dia 1º, em Brasília, por ocasião da Cimeira Brasil-Portugal, e contará com outros países da União Europeia, África e América do Sul e do Norte.

A inclusão do Estado Ceará nesse megaprojeto global de estudos e pesquisas tem como origem uma missão cientifica e diversos eventos realizados em conjunto, desde 2012, por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), com pesquisadores do Center for Innovation, Technology and Policy Research (IN+), do Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST), que até 2015 era dirigido pelo atual Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, professor Manuel Heitor.

Em 2014, discutiu-se na Uece, com a presença de representantes das esferas públicas e privadas do Estado, o documento “Pensar o Ceará 2030”, elaborado em parceria entre a Uece e o IST, onde se destacava o posicionamento geoestratégico do Ceará para a observação, estudos, pesquisas e negócios para o Atlântico Sul.

Como o Centro a ser instalado pelo governo português, em cooperação internacional, incluirá os países banhados pelo Oceano Atlântico, tendo como escopo a integração Norte-Sul, as conversações dos pesquisadores da Uece voltaram a ser realizadas junto ao agora Ministro de C&T português, que prontamente enviou emissário para um levantamento da capacidade científica do Ceará nas áreas estratégicas que serão tratadas no Centro, além de outras que serão suplementares e complementares para uma visão mais ampla de Ciência e Tecnologia. As áreas estratégicas do Centro serão Mudanças Climáticas, Oceano, Espaço, Energias e Data Science.

A parceria do governo português e o Estado do Ceará será concretizada na próxima sexta-feira, dia 4 de novembro, quando será apresentado o Centro pelo presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal professor, Paulo Ferrão, representando o Ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. A palestra será realizada às 9h, no Auditório Paulo Petrola, no Campus Itaperi, seguindo-se uma reunião com pesquisadores de instituições que serão incluídas nessa primeira fase da parceria, elaborando projetos que possam ser abrigados pelo Centro de Pesquisa, os quais estão a seguir listados:

I.    MUDANÇAS CLIMÁTICAS (FUNCEME, UECE, UFC)
II.    ENERGIAS (UFC, UECE-FÍSICA)
III.    OCEANO (UFC-LABOMAR, UECE-GEOGRAFIA)
IV.    ESPAÇO (ITA-UFC)
V.    DATA SCIENCE (UFC/IFCE)
VI.    CIDADES DO FUTURO: conhecimento e gestão (UECE-IST-UNIFOR)
VII.    CAMPUS AVANÇADO DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA (IST, UECE, UFC e ITA)

Após os eventos da manhã Paulo Ferrão será recebido na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) para almoço e nova troca de informações, dirigindo-se depois à Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (Funcap), onde haverá a assinatura de Convênio de Cooperação entre a instituição e a Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT), estabelecendo os termos para financiamento recíproco de projetos que farão parte do Azores International Research Center (AIR Center).

A participação do leque de instituições cearenses presentes nessa iniciativa, como as citadas, denota o esforço de articulação que vem sendo feito nesse sentido, contando com o apoio institucional da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), além do apoio financeiro e logístico do Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco), parceiro da Uece.