Ciência & Tecnologia cearense integra Centro de Pesquisadores de Portugal

9 de novembro de 2016 - 16:50 #

Uma parceria entre o governo português e o Estado do Ceará foi concretizada na última sexta-feira, (4/11), por meio de um evento, entre os quais começou com uma palestra realizada na Universidade Estadual do Ceará (Uece), às 9h, no Auditório Paulo Petrola, Campus Itaperi, seguida de reunião com pesquisadores. O reitor da Uece, Jackson Sampaio presidiu a mesa de abertura do evento.

alt

O Estado do Ceará foi incluído em uma plataforma internacional de ciência & tecnologia a ser instalado pelo governo português no arquipélago dos Açores, o Azores International Research Center (AIR Center). A participação do Brasil ficou definida em acordo assinado no último dia 1º de novembro, em Brasília, por ocasião da Cimeira Brasil-Portugal, e conta com outros países da União Europeia, África e América do Sul e do Norte.

alt

O presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal, professor Paulo Ferrão, representou o Ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior de Portugal, Manuel Heitor.

Em seguida foi realizada uma reunião com pesquisadores de instituições que serão incluídas nessa primeira etapa da parceria, elaborando projetos que possam ser abrigados pelo Centro de Pesquisa em uma de suas áreas estratégicas: Mudanças Climáticas, Oceano, Espaço, Energias e Data Science. Além da UECE e do IST, participaram outras instituições: Funceme, Labomar, Unifor, UFC e ITA.

alt

A programação continuou com almoço na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Em seguida, a comitiva se dirigiu à Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa (Funcap), onde houve a assinatura de Convênio de Cooperação entre a instituição e a Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT), estabelecendo os termos para financiamento recíproco de projetos que farão parte do Azores International Research Center (AIR Center).

A participação de instituições cearenses presentes nessa iniciativa, como as citadas, denota o esforço de articulação que vem sendo feito nesse sentido, contando com o apoio institucional da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), além do apoio financeiro e logístico do Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco), parceiro da Uece.

A inclusão do Ceará nesse megaprojeto global de estudos e pesquisas tem como origem uma missão científica e diversos eventos realizados em conjunto, desde 2012, por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), com pesquisadores do Center for Innovation, Technology and Policy Research (IN+), do Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST), que até 2015 era dirigido pelo atual Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, professor Manuel Heitor.

Em 2014, discutiu-se na Uece, com a presença de representantes das esferas públicas e privadas do Estado, o documento “Pensar o Ceará 2030”, elaborado pela parceria Uece/IST, no qual se destaca o posicionamento geoestratégico do Ceará para a observação, estudos, pesquisas e negócios no Atlântico Sul.

O Centro a ser instalado pelo governo português, em cooperação internacional, incluirá os países banhados pelo Oceano Atlântico, tem como finalidade a integração Norte-Sul. As conversações dos pesquisadores da Uece voltaram a ser realizadas junto ao agora Ministro de C&T português, que prontamente enviou emissário para um levantamento da capacidade científica do Ceará nas áreas estratégicas que serão tratadas no Centro, além de outras que serão suplementares e complementares para uma visão mais ampla de Ciência e Tecnologia.

alt

O encontro contou com a participação do titular da Secitece, Inácio Arruda e do secretário Adjunto, Francisco Carvalho, do secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Claudio Ferreira Lima, do presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, do chefe geral da Embrapa, Lucas Antonio de Sousa Leite, da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Nukacia Meyre Silva Araújo, do pró-reitor de Políticas Estudantis, do diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados, Vladimir Spinelli, do diretor do Centro de Ciências e Tecnologia, Luciano Moura Cavalcante, da diretora do Centro de Ciências da Saúde, Glaucia Posso Lima, da diretora do Núcleo de Pesquisa, Célia Sampaio, da chefe de Gabinete, Fátima Leitão. Dos professores Roberto Pinto, Hermano Carvalho, Samuel Façanha e João Alves de Melo (presidente da Acadêmia de Administração). De Portugal vieram a assessora do Ministro da Ciência e Tecnologia, Teresa Tavares, a vice-consul, Ana Cristina Pedroso e José Luis Moutinho.