Ciência Sem Fronteiras abre oportunidades para pesquisa e pós-graduação na Suécia

18 de dezembro de 2013 - 16:44

Foi lançada no dia 16 de dezembro a terceira chamada para inscrições de projetos de pesquisa na parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) pelo Programa Ciência sem Fronteiras. O prazo para envio de propostas segue até 17 de maio de 2014.

O objetivo é oferecer bolsas de estudo para que pesquisadores brasileiros tenham a oportunidade de desenvolver seus projetos nas universidades suecas parceiras e ou nos centros de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa sueca de defesa e segurança Saab AB. Mais informações e regulamento no site do CNPq.

Na segunda chamada da parceria foram inscritos mais de 48 projetos na plataforma colaborativa do CISB, registrando um aumento de 41% em relação à primeira chamada. Ao final, 31 propostas de projetos foram aplicadas oficialmente na plataforma Carlos Chagas do CNPq, das quais 10 foram contemplados com bolsas de pós-graduação. Todos os aprovados na segunda chamada estarão na Suécia antes do final do primeiro semestre de 2014.

O CISB – Sediado em São Bernardo do Campo, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) foi criado pela Saab em maio de 2011. Tem como objetivo implementar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre Brasil e Suécia, integrando o bem sucedido sistema de inovação sueco com o dinâmico sistema de inovação que vem se consolidando no Brasil, além de atrair investimentos e interesse de todo o mundo. Empresas suecas como Saab, Stora Enso e Scania são alguns dos membros do Centro e incentivadoras da iniciativa.

Fonte: CNPq