Ciência Sem Fronteira oferece 300 bolsas para área espacial

3 de outubro de 2013 - 13:45 #

O Escritório de Cooperação Internacional (ECInt), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), promove nesta terça-feira, dia 08,  palestra com o professor Eduardo Quintanilha, sobre as 300 vagas que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Programa Ciência sem Fronteiras estão oferecendo para a área espacial. A apresentação acontece no auditório do Centro de Educação (CED), no Campus do Itaperi, às 8h30.

O professor Quintanilha, faz parte da Diretoria de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira (AEB). Na palestra, ele esclarece os pontos mais relevantes, como as modalidades das bolsas e os requisitos para suas implementações, além do funcionamento operacional de cooperação, desde a manifestação de interesse até a pesquisa, com egressos para análise da eficiência e eficácia da ação com vistas à otimização.

O encontro é voltado para pró-reitores, coordenadores de cursos, docentes e alunos dos Programas de Pós-Graduação, além de professores e alunos de graduação dos cursos relacionados à área espacial, tais como Física, Matemática e Computação.

A oferta das bolsas, através do Ciência sem Fronteiras, é resultado da parceria entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o CNPq, cujo objetivo é fomentar e consolidar, a curto prazo, a qualificação de brasileiros, para dar um grande salto no avanço da inovação no núcleo estratégico das tecnologias espaciais.

Interessados em saber mais sobre as bolsas podem acessar o site da AEB.