Ciência em Cena na Facedi reuniu mais de 200 pessoas

11 de setembro de 2015 - 12:52

A Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realizou no período de 3 a 6 de setembro, a nona edição do “Ciência em Cena”. O evento tem a finalidade de promover a integração e troca de experiências dos grupos de teatro de difusão do Brasil.

O I Ciência em Cena aconteceu em 2007, na cidade de São Carlos, interior do estado de São Paulo, de onde veio a professora de Química, idealizadora do evento. Karina Lupetti é docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e veio à Facedi para participar e contar como foi a nona edição de seu espetáculo de ciências:

No Ano Internacional da Luz, 2015, o Ciência em Cena: encontro de teatro para divulgação científica realizou sua nona edição entre os dias 3 e 6 de setembro sendo o grupo Tubo de Ensaio (UECE-FACEDI) o anfitrião do evento, possibilitando um grande e frutífero encontro na cidade dos três climas, Itapipoca, a qual também estava em festa, comemorando 100 anos de história. O evento abarcou 14 apresentações teatrais de grupos de teatro científico e 2 apresentações culturais, além de uma mesa redonda sobre as perspectivas futuras do evento

O público foi diverso, sendo que alunos de escolas e a comunidade local também assistiram às apresentações, garantindo um auditório com 100 a 250 pessoas por espetáculo. 15 grupos teatrais sendo 2 do Sudeste e 13 do Nordeste participaram das atividades que aconteceram nesses 4 dias de evento, reunindo mais de 250 pessoas em 10 oficinas durante as manhãs do Ciência em Cena. Professores da UECE e artistas locais coordenaram 12 horas de oficinas que culminaram em 10 apresentações ao final do evento, mostrando a grande potencialidade do trabalho coletivo.

alt

Os grupos apresentaram um grande profissionalismo, sendo muitos deles amadores em artes cênicas, alunos e professores universitários das áreas de física e química ou de ensino médio, que mostraram comprometimento para a obtenção de um bom resultado no trabalho em equipe. O IX Ciência em Cena permitiu uma série de reflexões com relação à logística e uma consolidação relacionada à missão do mesmo: divulgar e ensinar ciência no palco por meio da poderosa linguagem teatral.

Grupo Tubo de Ensaio

O crescimento foi notório, a qualidade apareceu em todas as apresentações feitas, a superação de dificuldades estava evidente. Bons frutos foram gerados, sendo que alunos que participaram de edições anteriores, formaram-se e trouxeram seus grupos para participar do evento em Itapipoca, o que emocionou e deu orgulho a todos que já estão nessa estrada há mais tempo, mostrando que o papel de formadores está sendo cumprido.

Ensinamos a ciência por meio da arte e a arte por meio da ciência e isso é maravilhoso! Uma nova linguagem e linha de atuação-pesquisa está se consolidando, parecendo promissor pesquisar em como divulgar a ciência por meio do teatro. O Ciência em Cena mostra a sinergia arte-ciência que une cientistas, físicos, químicos, biólogos, artistas, divulgadores, educadores e o futuro, que está ainda no Ensino Básico, com a vantagem da coragem e impetuosidade da juventude que se “joga” e se mostra tão profissional.

Grupo Reação Química

Em 2016 o evento acontecerá em Salvador, sendo o grupo Show da Química (UFBa) responsável por abarcar as centenas de pessoas que certamente brilharão mais uma vez no palco, mostrando sua ciência e sua arte para todos que quiserem apreciá-las, despertando o desejo de aplausos de pé ao som da palavra BRAVO!!!!!!!

Fonte: Assessoria de Comunicação Facedi