CH/UECE promove um dia dedicado a doação de medula óssea

14 de novembro de 2013 - 19:42 #

Assim foi o dia 13 de novembro, no Centro de Humanidade (CH), Campus de Fátima, em que a Universidade Estadual do Ceará (UECE), por meio do CH, juntou- ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) para realizar uma Campanha de Doação de Medula Óssea. Ao contrário dos que pensam ser um procedimento difícil, trata-se de um processo rápido e indolor. A campanha continua e qualquer membro da comunidade ueceana pode se cadastrar para doação de medula óssea.

A iniciativa da campanha foi inspirada no Matheus de Oliveira Rocha da Silva, aluno do Curso de Letras do CH, quando iniciou uma luta, no ano passado, contra um linfoma. Fez, inclusive, um tratamento quimioterápico. Há algumas semanas, durante exames de rotina, ele foi diagnosticado com leucemia, quadro evoluído do linfoma.

Matheus agora necessita do transplante de medula óssea para recuperar-se da leucemia. Sensibilizados, amigos de Matheus, que fazem a comunidade acadêmica do Centro de Humanidades, aderiram a campanha, que foi abraçada pela Direção do CH, Coordenação do Curso de Letras, por alunos e professores. A campanha não pára. Um trabalho de “formiguinha” vem sendo desenvolvido na cidade de Fortaleza com panfletagens, coletas externas e intervenções na mídia.

Nesta quarta-feira (13) a equipe do Hemoce esteve no CH, Campus de Fátima, para a coleta de cadastros de doadores de medula óssea. Acompanhada por uma blitz de saúde, feita por meio de uma parceria com o Curso de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UECE, em quatro horas de trabalho, a equipe fez 70 cadastros.

Com gravação de vídeos, medição de pressão arterial, Índice de Massa Corporal (IMC), a coleta superou as expectativas da equipe do Hemoce. Como a campanha para a doação de medula óssea continua, para se cadastrar é necessário apenas portar um documento oficial com foto, estar bem de saúde, ter entre 18 e 54 anos, não ter tido ou ter câncer e não ter contra-indicação médica.

Fonte / Informações: Secretaria da Diretoria do CH, pelo telefone (85) 3101- 2029

Veja as fotos.