Chamada do MCTI “Meninas e Jovens Fazendo Ciências” contempla projetos de professoras da UECE

18 de dezembro de 2013 - 11:03

alt

Três professoras da Universidade Estadual do Ceará (UECE) tiveram seus projetos contemplados pela chamada pública “Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação”, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Petrobras: Eloísa Maia Vidal, Selene Maia de Morais e Antonio Carlos Santana dos Santos, todos do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

Os projetos dos docentes do curso de Física Antônio Carlos Santana e Eloisa Maia Vidal foram “Fazendo ciências com experimentos de baixo custo” e “Ariadne: tecendo os fios do conhecimento cientifico”, respectivamente. Os professores vão trabalhar com duas escolas públicas de ensino médio da rede estadual – o Colégio Estadual Prof. Oscar Rodrigues Liceu de Maracanaú e a EEFM José de Alencar em Fortaleza.

Ao todo, serão oito bolsas para alunas do segundo ano de Ensino Médio, duas bolsas para alunas do curso de graduação em Física e duas bolsas para professores de Física nas escolas. O processo seletivo dos bolsistas será realizado em janeiro e o projeto começa em fevereiro.

“Essa iniciativa procura fortalecer o interesse da mulheres pelas carreiras científicas e aprofundar as relações entre a universidade e as escolas de ensino médio”, explicou a professora Eloísa Vidal.

Para atrair maior atenção das mulheres para o mundo da tecnologia, a professora Sele Maia de Morais escolheu os cosméticos como fonte de estudo seu projeto intitulado ”Desenvolvimento de ´kit beleza´ com cosméticos e materiais de limpeza utilizando recursos naturais”.

“A relevância da questão ambiental será enfatizada na elaboração de um kit completo com os produtos cosméticos selecionados, utilizando-se produtos descartados como óleo de cozinha ou resíduos de frutos e vegetais bem como a elaboração de embalagem com papel reciclado”, disse a professora. Os produtos a serem preparados serão sabonetes em barra e líquido, batom, perfume, aromatizante de ambiente, pigmentos naturais e tintas. Espera-se ainda despertar o espírito empreendedoras alunas da Escola Francisco Oscar Rodrigues Liceu.

A Chamada Pública Nº 18/2013 MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras – Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação visava selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem estimular a formação de mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil, combatendo a evasão que ocorre principalmente nos primeiros anos destes cursos e despertando o interesse vocacional de estudantes do sexo feminino do Ensino Médio e da Graduação por estas profissões e para a pesquisa científica e tecnológica.