Chamada aberta para pesquisadores de vírus zika no Brasil

22 de julho de 2016 - 13:29

 

Contribuir para a geração de conhecimento, metodologias, protocolos e programas de treinamento para os diversos profissionais em saúde, pesquisadores de diversas disciplinas e para diferentes setores da comunidade, todos envolvidos ou impactados pelo zika, buscando diminuir os impactos na saúde e sociais deste vírus.

Esse é o objetivo do programa Institutional Links, uma parceria entre British Council, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

A chamada, com recursos do Fundo Newton, recebe inscrições até 12 de setembro. Cada proposta deve ter um proponente brasileiro e outro do Reino Unido e ser submetida conjuntamente no site global do British Council.

O tema Vírus zika deverá ser abordado de forma interdisciplinar, envolvendo pesquisa aplicada, tendo como foco central o desenvolvimento de capacidades e para responder ou prevenir os impactos sociais da síndrome congênita do zika no Brasil. Esta chamada irá financiar até 15 propostas, que devem ter duração entre 18 e 24 meses e orçamento máximo de £ 100,000 (cem mil libras esterlinas).

Nesta chamada, podem se inscrever pesquisadores de instituições de pesquisa e instituições de ensino superior do Distrito Federal, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Ceará. A chamada financiará ao menos uma proposta de cada um desses estados, que deverá ter como proponente principal um pesquisador de um destes cinco estados e um coproponente de outro destes cinco estados.

Para os estados do Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e Rondônia somente os proponentes (coordenadores principais do projeto), servidores da Fiocruz em atividade de pesquisa na instituição são elegíveis e poderão se candidatar. Pesquisadores em exercício da Fiocruz no Ceará, Distrito Federal e Pernambuco poderão se candidatar para financiamento de projetos com recursos das FAPs parceiras desde que cumpram com os requisitos de elegibilidade para acessar estes recursos, de acordo com a chamada.

A avaliação das propostas será realizada através de comitês científicos independentes, no Reino Unido e no Brasil. O resultado será divulgado no site do British Council no dia 30 de Novembro de 2016.

Como encontrar instituições parceiras no Reino Unido

A International Unit ajuda organizações brasileiras a encontrar instituições com interesses similares no Reino Unido para projetos do British Council financiados pelo Fundo Newton. Para saber mais, escreva para newton@international.ac.uk, indicando o assunto Institutional Links Brazil July call”.

Como se candidatar

As propostas de pesquisadores de instituições de pesquisa e instituições de ensino superior do Ceará deverão ser submetidas à Funcap pela Plataforma Montenegro. Para ter acesso ao formulário, o solicitante deve:

– Acessar a Plataforma Montenegro: http://montenegro.funcap.ce.gov.br/sugba/.

– No menu Editais, em Editais abertos, clique no edital FUNCAP-British Council. Para usuários já cadastrados na plataforma, basta entrar com e-mail e senha; para novos usuários, basta clicar em Novo Solicitante e criar seu acesso.

– Após o login, no menu lateral Solicitante, clicar em Cadastrar para preencher o formulário de solicitação.

Serviço

– Inscrições: até 12 de setembro de 2016;

– Inscrições, edital e pré-requisitos: em https://www.britishcouncil.org.br/newton-fund/chamadas/institutional-links-zika-virus-2016;

– Resultado: dia 30 de novembro de 2016 em www.britishcouncil.org.br.

 

Fonte: Funcap, com informações do British Council.