CH/Uece convida para grupo de pesquisa Análise de Discurso Crítica

13 de dezembro de 2018 - 11:24

O Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) convida os interessados em fazer parte do grupo de pesquisa Análise de Discurso Crítica: representações, ideologias e letramentos.

O grupo reúne pesquisadores interessados nos estudos críticos da linguagem e que objetivam desenvolver investigações que analisem objetos de pesquisa construídos à luz da concepção de linguagem como prática social, debruçando-se sobre os seguintes temas: representações, ideologias, letramentos, discurso de grupos minoritários e/ou em situação de vulnerabilidade social, identidades, desconstrução de relações assimétricas de poder e descolonização do saber.

Em diálogo com os pressupostos da Linguística Aplicada, o grupo de pesquisa desenvolve investigações que contribuem para a problematização/desconstrução de relações assimétricas de poder projetadas na sociedade contemporânea, em especial na mídia, em escolas e em universidades, com ênfase na divulgação cientifica, por meio de publicações em periódicos especializados e de promoção de eventos e projetos de pesquisa e de extensão na Uece e outras universidades.

Coordenado pelo professor da Uece, Lucineudo Irineu, o grupo retomará suas atividades a partir de 7 de fevereiro, com a discussão do livro Análise de discurso crítica para linguistas e não linguistas.

Os encontros acontecem às quintas-feiras (alternadas), das 14h30 às 17h30, na sala A-20, no Campus Fátima.

Mais informações: lucineudo.irineu@gmail.com