CH faz Ciclo de Palestra para comemorar 100 anos de morte de Saussure

2 de maio de 2013 - 13:54 #

Para comemorar o centenário de morte de Ferdinand de Saussure (1857 -1913), considerado o fundador da Linguística e, ao mesmo tempo, do Estruturalismo, o Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) promoverá de 13 a 17 de maio de 2013, o Ciclo de Palestras “Saussure in praesentia: o legado do mestre genebrino depois de 100 anos de sua morte”. A coordenação do evento chama atenção para as inscrições, à disposição dos candidatos, na Coordenação de Letras, das 8h às 11h, ou na Sala de Leitura do POSLA, das 14h às 17h. O ciclo acontecerá no Auditório do CH, Campus de Fátima, na Avenida Luciano Carneiro, 345, Bairro de Fátima, das 8h30 às 11horas.

Aberto ao público, o Ciclo de Palestras contará com a participação de estudantes de Letras e áreas afins, Linguistas, teóricos da Literatura, psicanalistas, psicólogos, educadores, estudantes de pós-graduação e demais interessados nas ideias saussureanas e sua repercussão nas Ciências Humanas. As palestras serão proferidas por professores doutores que debaterão a repercussão do pensamento saussureano em diferentes áreas do conhecimento, como a linguagem, o discurso, a literatura, a psicanálise, entre outras.

Os trabalhos contam com a organização do Grupo de Estudos Bakhtinianos do Ceará (GEBACE) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Pragmática (NIPRA) e do apoio do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (POSLA). Informa a coordenação que o evento tem como objetivo  ensejar o debate no meio acadêmico sobre o impacto do pensamento de Ferdinand de Saussure, depois de cem anos da sua morte, no campo das Ciências Humanas.

Quem foi Saussure

Ferdinand de Saussure foi um linguista e filósofo suíço, nascido em Genebra em 1857 e falecido 1913. As suas elaborações teóricas propiciaram o desenvolvimento da linguística enquanto ciência autônoma e, ao mesmo tempo, do Estruturalismo. Trata-se da corrente teórica que revolucionou o pensamento científico do século XX e XXI, tanto na esfera dos estudos da linguagem, como nos estudos das Ciências Humanas em geral, como a Psicanálise e a Antropologia.

Informações:  Secretaria do Curso de Letras – Falar com Emília – Telefones: (85) 3101-2030 e 3101-2031

Cartaz do evento: