CEV/UECE divulga procedimentos de heteroidentificação para candidatos classificados

11 de agosto de 2021 - 10:22 # # #

A Comissão Executiva de Vestibular da Universidade Estadual do Ceará (UECE) divulga os procedimentos de Heteroidentificação e convoca para verificação e validação, ou não, da autodeclaração dos candidatos classificados no Vestibular 2021.1 da Universidade Estadual do Ceará para vagas reservadas para negros (pretos e pardos).

No Anexo Único do comunicado divulgado consta a relação dos nomes, em ordem alfabética, dos candidatos convocados (capital e interior), bem como o dia e horário de apresentação para a realização do procedimento de Heteroidentificação, cujos locais estão indicados no item 3 (Fortaleza), no item 4 (Quixadá), no item 5 (Iguatu) e no item 6 (Itapipoca) deste Comunicado.

Em Fortaleza os candidatos deverão se dirigir, no horário constante no Anexo Único deste Comunicado, ao Bloco G, térreo, no Campus do Itaperi, Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Fortaleza, Ceará. Para os candidatos aos cursos de Quixadá, na sede da FECLESC, o processo acontecerá na sala Raquel de Queiroz, Rua José de Queiroz Pessoa, Planalto Universitário, Quixadá, Ceará.

Para os candidatos aos cursos Iguatu, na sede da FECLI, Bloco B, Sala da Coordenação da Física, Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira, 1075, Av. Dário Rabêlo, 977, Sete de Setembro, Iguatu, Ceará. Já para a candidata ao curso de Pedagogia de Itapipoca, na sede da FACEDI, Secretaria da Unidade, Av. Monsenhor Tabosa, S/N, Coqueiros, Itapipoca, Ceará.

Todos os candidatos deverão comparecer ao procedimento de Heteroidentificação portando documento original de identidade conforme o descrito no item 61 do Edital de Regulamentação do Vestibular 2021.1 da UECE.

Durante procedimentos conduzidos e registrados pela Comissão de Heteroidentificação serão consideradas as características fenotípicas do candidato. Considera-se por fenótipo o conjunto de características visíveis do indivíduo, predominantemente, a cor da pele, a textura do cabelo e o formato do rosto, sobretudo do nariz e dos lábios, as quais, combinadas ou não, permitirão validar ou invalidar a condição étnico-racial afirmada pelo candidato autodeclarado negro (preto ou pardo), para fins de matrícula nos cursos de graduação da UECE. Os procedimentos de validação de autodeclaração serão gravados em áudio e em vídeo, ficando consignado que as gravações serão arquivadas junto ao NUAPCR/UECE e somente serão disponibilizadas ao interessado após a expedição do resultado final, vedada a disponibilização a terceiros, salvo em razão de decisão judicial.

Confira comunicado na íntegra.