Cetros/Uece inicia II Seminário Trabalho e Instrumentalidade do Serviço Social

9 de outubro de 2019 - 12:53 # # #

O Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social (Cetros/Uece) deu início nesta quarta-feira (09/10), no auditório Paulo Petrola, campus Itaperi, ao II Seminário Trabalho e Instrumentalidade do Serviço Social.

O evento, que segue até quinta-feira (10/10), contará com a participação de docentes, pesquisadores, estudantes, ativistas sociais e profissionais da área do Serviço Social.

Em sua segunda edição, o Seminário tem o intuito de “contribuir para a formação atenta aos desafios cotidianos do trabalho do assistente social”, como explica a coordenadora geral, professora Erlenia Sobral do Vale. Para a docente, que também é vice-coordenadora do laboratório Cetros/Uece, o conjunto das atividades planejadas “fortalece o papel da universidade, da pesquisa e do atendimento de qualidade aos usuários das políticas sociais”.

Em solenidade de abertura, o vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, destacou a importância do Seminário neste período. “Este evento tem um importância ímpar, em particular nesse momento que estamos vivendo, tempos obscuros, tempos difíceis, de ataque direto aos direitos sociais que foram conquistados na Constituição de 1988.”.

Para o vice-reitor, o Seminário torna possível uma discussão crítica dentro do espaço acadêmico. “Em momentos de obscurantismo, a universidade tem papel fundamental na resistência a todo forma de retrocesso, essa é uma necessidade e uma missão da universidade pública. Como lugar da resistência reflexiva e crítica, torna-se também um espaço da produção de esperança”.

Estiveram também presentes na mesa, a pró-reitora de Graduação e docente do curso de Serviço Social, Monica Cavaignac; a presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/CE), Leiriane de Araújo; o diretor da Editora da Uece (EdUece), professor Erasmo Ruiz; o coordenador do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS/Uece), Estenio Azevedo; e o vice-presidente do Sindicato dos Docentes da Uece (SindUece), Alexandre Costa.

A abertura da solenidade contou ainda com apresentação do grupo Sussuaranos, formado pelos estudantes do curso de Música da Uece, Ianni Macário, Luís Calaça e Manoel Rodrigues.

O II Seminário Trabalho e Instrumentalidade do Serviço Social teve prosseguimento com a primeira mesa de discussão, cujo tema foi “A dimensão técnico-operativa da instrumentalidade do Serviço Social numa perspectiva crítica: desafios no ensino e na literatura”, com a coordenadora do evento, Erlenia Sobral, e o docente de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Juary Chagas.

Na programação, são previstos três turnos inteiros de debates e oficinas sobre as dimensões teórico-intelectual, ético-política e técnico-operacional da instrumentalidade do Serviço Social em diversos espaços sócio-ocupacionais, além de intervenções artístico-culturais. Tudo pensado, segundo a professora Erlenia do Vale, “para que se produzam conhecimentos e mobilizem saberes que deem conta da conjuntura vivida no país, dos impactos sobre o mundo do trabalho e os desafios postos para os/as profissionais do Serviço Social”.

Na perspectiva da coordenadora, “a oferta de debates técnicos e políticos nos espaços públicos da profissão, no cenário nacional, se opõe ao atual descaso com a questão social e fortalece o histórico papel aglutinador e crítico da Universidade”.

O evento é mais uma oportunidade de interação da universidade e do curso de Serviço Social com assistentes sociais que atuam em diversas instituições no Ceará. A ideia é reforçar a produção intelectual antenada criticamente com o exercício profissional cotidiano, sempre tendo como horizonte o projeto profissional atualmente hegemônico na profissão.

O I Seminário ocorreu em junho de 2017, cujos resultados foram publicados no livro Trabalho e instrumentalidade do Serviço Social, disponível na loja da EdUece.O laboratório Cetros abre, mais uma vez, as pontas da universidade para a comunidade acadêmica, para a sociedade cearense e, em especial, para profissionais e ativistas da área do Serviço Social.

Clique aqui para ver a programação completa.