Cetros lança projeto que integra literatura, artes cênicas, artes plásticas e audiovisual

9 de setembro de 2020 - 16:10

 

O próximo episódio do novo projeto irá ao ar no 11 de setembro

O Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social (Cetros/Uece) lançou no último mês de agosto o projeto Ao Pé da Letra, que tem como principal objetivo integrar comunidade acadêmica e sociedade na produção de conhecimentos e saberes necessários ao enfrentamento da crise sanitária, econômica, social e política que assola o Brasil.

Ao Pé da Letra é um projeto de natureza educativa, de interesse público e sem fins lucrativos. Na primeira fase, que vai de agosto de 2020 a julho de 2021, serão reunidas obras literárias do gênero crônica e conto dentro da temática “educação e emancipação” que serão interpretadas e gravadas em vídeo para veiculação nas mídias sociais.

O projeto vincula-se ao programa de extensão Arte e Crítica Social em atividade há quatorze anos na Universidade Estadual do Ceará. O objetivo do programa, segundo a coordenadora, professora Elivania Moraes, do curso de Serviço Social, é “fomentar o debate e a crítica sobre temas atuais da sociedade brasileira, mediado pelas diversas expressões artísticas”. Ele pretende ainda “formar o gosto para o usufruto e a produção de obras de artes e despertar a consciência crítica dos sujeitos em face dos problemas políticos e sociais vividos na sociedade brasileira”, afirmou a professora.

Para isso foram convidados doze escritores cearenses e três de outros estados brasileiros que já se incorporaram ao projeto e estão enviando seus textos, que devem ser lidos/interpretados e gravados em vídeo por atores e atrizes. A produção dos vídeos conta, ainda, com tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras) e com a participação de musicistas, desenhistas, bordadeiras e designers.

“Todo esse aparato humano e técnico”, diz o coordenador do projeto, professor do curso de Serviço Social, Epitácio Macário, “estará a serviço da produção de belos vídeos com grande potencial formativo/educativo”, além de dar acesso à comunidade de surdos e cegos a obras literárias. Para Elivania Moraes, o Ao Pé da Letra “promete movimentar nosso senso estético, nosso sentimento e nosso pensamento na direção da crítica social, dando visibilidade a artistas de nossa terra”.

O primeiro episódio do Ao Pé da Letra exibiu a crônica Leitores, do escritor cearense Pedro Salgueiro, que integra o projeto. O vídeo foi ao ar no dia 28 de agosto pelo Youtube do Cetros, onde encontra-se disponível. Após a estreia do vídeo, aconteceu uma “live” com o tema “Arte educação e sociedade”.

O próximo episódio do projeto Ao Pé da Letra irá ao ar no dia 11 de setembro, com um excerto do livro-poema ELE do escritor Mailson Furtado. Na ocasião, haverá diálogo virtual com o autor, a partir das 19h.

Clique aqui para assistir ao primeiro episódio do projeto e aqui para acessar a live do lançamento.

Mais informações: https://www.uece.br/cetros/