Cetros e Mass lançam livro Dimensões da Crise Brasileira no dia 28/02

21 de fevereiro de 2019 - 15:17 # #

Fruto do VI Seminário Cetros, realizado na Uece, o livro “Dimensões da crise brasileira – dependência, trabalho e fundo público” será lançado na próxima quinta-feira (28/02), na Livraria Lamarca. A obra teve edição conjunta da EdUece e da Editora Práxis.

A coletânea reúne doze pesquisas organizadas em torno de três eixos temáticos. São eles crise e mundo do trabalho; fundo público e políticas sociais; e conservadorismo e questão urbana/rural.

No texto de orelha, a professora Erlenia Sobral do Vale assegura que “os dados sobre a crise econômica, a disputa do fundo público, as políticas sociais e o conflito em torno da terra e da moradia são analisados como resultados dos enfrentamentos que se desdobram no plano da luta de classes e dos movimentos sociais”.

O livro teve apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (Mass/Uece). Congrega pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UniOeste), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a coordenadora do MST.

Para a pró-reitora de graduação da Uece, Mônica Cavaignac, responsável pelo prefácio, a obra “expressa o esforço intelectual não só de desvelar os sentidos e dimensões da crise que atinge a sociedade brasileira nos últimos anos, mas também o compromisso político de apontar opções ao desenvolvimento dependente, bem como estratégias de resistência e de luta contra o sistema de reprodução e de dominação do capital”.

Por ocasião do lançamento, haverá uma conversa com os professores Teresa Esmeraldo (Uece), Zelma Madeira (Uece), José Meneleu Neto (Uece) e David Montenegro (IFCE), os dois últimos autores do livro. Logo após, organizadores e autores realizarão sessão de autógrafos.

A obra já pode ser adquirida no Laboratório Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social (Cetros), no Centro de Educação (CED) – Altos – Sala 10, Campus Itaperi, ou pelo e-mail cetros@uece.br; no Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social, bloco do Cesa – Campus do Itaperi; na EdUece, Campus do Itaperi; e na Livraria Lamarca (Av. da Universidade, 2475 – Benfica – Fortaleza).