CESA realiza workshop sobre inovações em cidades para desenvolvimento regional

5 de setembro de 2012 - 14:01 # # # #

Tem início hoje, dia 5 de setembro, a partir das 16h, o Workshop “Inovação em Cidades e em Aglomerados Econômicos para o Desenvolvimento Regional”, realizado pelo Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

O evento será aberto com mesa redonda sobre “Inovação em Cidades”, com  apresentação dos trabalhos feitos pelo professor Fernando Carvalho, da  Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (ETICE), que debaterá o tema “Cinturão Digital do Ceará”. Na mesma mesa redonda, o  pesquisador Américo Tristão Bernardes, do Ministério das Comunicações aborda o tema “Cidades Digitais – a experiência brasileira e José Moutinho, do Instituto Superior Técnico (IST), de Lisboa, debaterá ainda o tema “Inclusão, Sustentabilidade e Inovação: Desenvolvendo Cidades Inteligentes”.

À noite, às 20h, o professor da UECE Hermano Carvalho, fará palestra sobre “Cidades Inteligentes no Semiárido – Modelo Conceitual e Metodologia de Implantação”, narrando sua experiência à frente do Projeto Piloto da UECE.

“Inovação, Arranjos Produtis e Desenvolvimento” é o tema da mesa redoda que acontecerá amanhã, dia 6 de setembro, a partir das 8h30. Os palestrantes serão Jair do Amaral, da Universidade Federal do Ceará, que discutirá sobre “Os Arranjos Produtivos no Ceará e as Oportunidades do Complexo Industrial e Portuário do Pecém”. Em seguida, Helena Lastres, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), falará sobre “As Políticas para o Desenvolvimento de APLs no Pais”, seguida por Manuel Heitor, do IST de Lisboa, sobre “Pensar o Ceará – Uma reflexão sobre o Desenvolvimento e os Processos de Inovação.

O último dia do workshop encerrará com palestra de Samuel Câmara, da UECE, sobre “Gestão de Inovação – Aporte Conceitual e o GESTIC – Núcleo de Excelência em Gestão, Inovação e Tecnologia da UECE.

Mais informações pelo telefone: 3101 9899