CESA e vários setores da UECE fazem confraternização de Natal

18 de dezembro de 2013 - 19:54 #

alt

Tradicional missa de confraternização marcou, na manhã da última quarta-feira (18/12), os festejos natalinos do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Outros setores da comunidade ueceana realizaram também, nesta data, suas celebrações de final de ano, como a Unidade de Empreendedorismo em Saúde Pública (UESP), reunindo, na ocasião, representantes do antigo PROFAE e do Curso de Enfermagem da UECE. Em mais dois locais, houve festa de confraternização, com almoço, na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e na Biblioteca Central. Todos esses festejos ocorreram no Campus do Itaperi.

alt

Professores em atividade e aposentados, servidores e amigos do CESA compareceram à missa, seguida da entrega de placas comemorativas a ex-coordenadores de Graduação, a servidores docentes e técnico-administrativos aposentados em 2013, num total de 15, encerrando os festejos com um café da manhã. A Missa em Ação de Graças teve como comentarista o professor aposentado do Curso de Administração, Tarcísio Cordeiro, e foi celebrada pelo Padre Fernando Antônio, da Paróquia de Nossa Senhora da Salete.

alt

No final da missa, o Reitor Jackson Sampaio, em breves palavras, falou dos projetos a construir, dos problemas a superar e das vitórias a celebrar como as notas no ENADE, dos Cursos de Administração e de Ciências Contábeis, as notas na CAPES dos programas de pós-graduação: as notas “4” dos mestrados acadêmicos em Administração e em Políticas Públicas e Sociedade; a nota “5” do mestrado profissional em Planejamento em Políticas Públicas. Também falou na grande conquista, a celebrar, que é o projeto de democracia institucional, consolidando uma cultura de respeito ao contraditório.

alt

A secretária do CESA, Dilce Feitosa, leu uma mensagem de Natal. O coordenador do Curso de Administração, Marcos Aurélio Maia Silva, comentou também sobre a nota máxima, atribuída ao Curso de Administração pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Final de ano é época de se fazer avaliações, comentou o diretor do CESA, Vladimir Spinelli, que aproveitou a deixa sobre a preparação do berço para o nascimento do Menino Jesus e informou sobre a preparação de um projeto de Doutorado em Administração, além da revitalização do campus 25 de Março, em parceria com a Faculdade CDL. A solenidade contou também com a presença do ex-reitor Francisco de Assis Moura Araripe, professores em atividade, aposentados, alunos, servidores e amigos.

alt

A festa de confraternização da Unidade de Empreendedorismo em Saúde Pública (UESP), que ocorreu também na manhã desta quarta-feira, contou com a presença de professores  do Curso de Enfermagem, apoio técnico administrativo e ex-integrantes do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE), executado de 2000 a 2005, quando formou mais de 8 mil profissionais, entre Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, da capital e do interior do Ceará. Na ocasião, a coordenadora da UESP, Francisca Gomes Montesuma, falou do Natal, da importância deste momento e da preservação de antigas e boas amizades. A hora é de festejar o Natal, reforçou Montesuma.

alt

Veja a mensagem de Natal, de autoria da secretária do CESA, Dilce Feitosa, lida no final da Missa de confraternização.

Mensagem de Natal

Para falar do Natal, não existem segredos, basta olhar para dentro de nós mesmos. No Natal, estamos propícios a amar mais, ter mais carinho, ser mais solidários. O nascimento de Jesus Cristo tem o poder de causar essa transformação em nós. Porque essas coisas só ocorrem no mês de Dezembro? Será um mês sagrado? Será que é tão difícil sermos assim o ano inteiro? Todos os dias de nossas vidas, nós devemos amar-nos uns aos outros, respeitar-nos uns aos outros. O mundo não funciona somente no Natal, as crianças não necessitam de carinho, apenas no Natal.

Natal quer dizer um espírito de amor, um tempo quando o amor de Deus e o amor dos seres humanos deveria prevalecer acima de todo o ódio e amargura. Que venha o Natal, singelo, sincero, e nos traga muita luz e amor.

Se Deus me concedesse um desejo, desejaria que nascesse em nós um Jesus Cristo todos os dias.

FELIZ NATAL E PRÓSPERO 2014!