Cerimônia da XXIII Colação de Grau de Mestre e da XV Outorga de Título de Doutor da UECE

30 de abril de 2018 - 17:46

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio da pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, realizou na noite da ultima quarta-feira, 25 de abril, mais uma solenidade anual de Diplomação de Mestres e de Doutores da Instituição. O cenário da grande cerimônia ocorreu no Salão do Palatium Buffet, onde aproximadamente 1.200 pessoas estiveram presentes.

 alt

Dos  571 concludentes de pós-graduação stricto sensu que a UECE forma neste ano, 36 mestres colarão grau no Campus da FAFIDAM, em Limoeiro do Norte, em junho próximo, por ocasião das festividades de 50 anos dessa importante unidade, reunindo os concludentes de mestrado dos campi da FAFIDAM e da FECLESC, esta última sediada em Quixadá.

Dos  535 que foram formados em Fortaleza, 454 mestres e 81 doutores, são dos cursos de mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado que pertencem aos Centros de Ciências da Saúde (CCS); de Humanidades (CH); de Ciências e Tecnologia (CCT); de Estudos Sociais Aplicados (CESA); de Educação (CED) e da Faculdade de Veterinária (FAVET).

alt

A professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), Carminda Salmito Brito Vanderley, falou em nome de todos docentes, e como oradora discente, Lizabth Silva Oliveira, concludente do curso de Doutorado em Geografia.

alt

As oradoras docente e discente destacaram a necessidade da educação permanente, continuada, em sociedades cada vez mais complexas, a necessidade transformar privilégio de poucos em direito de todos, a alegria das vitórias após os bons combates. A oradora discente aprofundou a reflexão em torno dos conceitos de privilégio e de direito, enquanto a oradora docente convocou grandes nomes da literatura, da ciência e da educação para o elogio dos processos emancipatórios.

Para Bianca Neves “É uma felicidade enorme ter concluído, na Uece, o curso de Mestrado em Saúde da Criança e Adolescente. Os professores são super qualificados, a Universidade dá ao formando, a oportunidade de crescer intelectual e profissionalmente. Isso faz um diferencial importante no mercado de trabalho e na vida, como um todo. fora. Ressaltou Bianca Neves, que estava acompanhada do filho, Bernado Galeno, e de seu marido Rafael Galeno.

alt

Quem chamou atenção mesmo, entre os participantes do evento, foi o pequeno Isaac Pinheiro, dois anos, filho de Wladis Pinheiro, concludente do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos. Isaac fez questão de vir usando uma beca igual à de sua mãe. Wladis Pinheiro fez grandes elogios ao quadro de professores da pós-graduação stricto sensu da Uece.

alt

Em seu discurso, o reitor Jackson Sampaio enfatizou que a história da universidade soma mil anos e, nesses mil anos, resistiu a tudo. A nossa instituição tem apenas 43 anos, mas também apresenta a mesma capacidade de sobreviver aos vendavais políticos e econômicos. A democracia no Brasil é uma experiência muito pequena, são apenas 53 anos, entre 1945 e 1964 e de 1985 pra cá, e não contínua, mas cortada por 20 anos de ditadura militar. Então nossa cultura democrática é frágil, superficial, frustra, com pouco embasamento no cotidiano. Assim, diante do debate das ideias, ainda reagimos de modo exclusivamente passional e polarizado, ou com negação e retirada de cena, fuga. Enfrentar a divergências de ideias, com argumentos, é base da vida democrática de um país. O ano de 2018 está muito difícil, pois traz o acúmulo e o aprofundamento de uma crise internacional do capitalismo financeiro, que agrava e se soma a uma crise econômica, política e ética do Estado brasileiro (…). Precisamos refletir criticamente sobre o passado, atuar com serenidade no presente, para construir um futuro melhor (…). Por isso vos convoco, novos mestres e novos doutores da UECE, a serem mais que especialistas técnicos de algum recorte do saber, a serem intelectuais críticos, a fim de escaparem do maniqueísmo e superarem a mera opinião, para o conhecimento mais seguramente dimensionado e pelo uso ético e competente do método científico.

Nos 23 anos de existência da pós-graduação stricto sensu da Uece, já foram formados anteriormente 4.267 mestres e 438 Doutores, muitos deles, hoje, são professores, pesquisadores e formadores de pesquisadores em nossa instituição, outros tantos o são em outras instituições do país e do exterior.

alt

Considerando que a Secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Nágyla Drumond, participava de sua 1ª cerimônia pública após dois dias de cargo e é a 1a mulher a ocupar tal cargo em 25 anos de existência da Secretaria; que a Secretária é filha de servidor técnico-administrativo aposentado da UECE; que fez sua graduação em Ciências Sociais na UECE; e que, por seis anos, foi professora substituta da UECE; o reitor autorizou uma quebra de protocolo, permitindo sua fala, antes do encerramento da solenidade pela Reitoria.  A fala em estado de extrema emoção da Secretária, com foco na conjuntura política brasileira imediata, estimulou manifestações que já ocorriam, por parte de segmentos dos concludentes, resultando em agitação contornada durante a fala do reitor.

Estiveram presentes à cerimônia a Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Nukacia Meyre Araújo; o pró-reitor de Graduação, Jerffeson Teixeira de Souza; o pró-reitor de Planejamento, Fernando Antonio Alves; o pró-reitor de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva; o pró-reitor de Extensão, Fernando Roberto Silva; o chefe de Gabinete, Edmar Pereira Neto; a diretora do Centro de Humanidades, Adriana Barros; o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia, Luciano Cavalcante; a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Glaucia Posso Lima; a diretora do Centro de Educação, Josete Castelo Branco; o vice-diretor da Faculdade de Veterinária, Darcio Ítalo Teixeira;  os coordenadores dos 33 Mestrados e dos 12 Doutorados da UECE; professores, servidores, familiares dos concludentes e demais convidados.

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt