Centro de Humanidades da UECE promove palestra sobre Ensino Superior Francês

3 de junho de 2009 - 10:19 #

O Prof. Dr. Thierry Valentin, Diretor do CenDoteC (Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnico-Científica), entidade francesa sediada em São Paulo/Brasil, fala amanhã, quinta-feira 04, às 10h, no Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE), palestra sobre o “Sistema de Ensino Superior Francês” e divulga as possibilidades de intercâmbio acadêmico entre Brasil/França. Acompanham o Prof. Valentin no CH, o Diretor do Centro de Humanidades, professor Marcos Colares, e a representante do Escritório de Relações Internacionais e também Pró-Reitora de Extensão da UECE, professora Celina Ellery.

O CampusFrance é um serviço de informações sobre os estudos superiores na França vinculado aos Ministérios franceses da Educação e das Relações Exteriores. Presente em mais de 80 países do mundo, o CampusFrance foi implantado no Brasil em 1998 com o objetivo de promover o ensino superior francês e orientar os estudantes brasileiros em relação às possibilidades de estudos na França. Desde março de 2007, acrescentou novas atividades às já desempenhadas anteriormente, tornando-se o canal privilegiado de comunicação entre os estudantes brasileiros e as instituições francesas de ensino superior, além de um procedimento pré-consular obrigatório para obtenção do visto de categoria estudante.

O CampusFrance Brasil está vinculado ao Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França e suas atividades são coordenadas pelo CenDoTeC – Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica. Na palestra, o professor Valetim abordará vários tópicos: como Estudar na França: quais os caminhos; a estrutura do ensino superior francês; a cooperação universitária entre França e Brasil; a equivalência de diplomas e créditos; os dispositivos de financiamento de estudos (bolsas).