Centro de Educação da Uece completa 17 anos de existência

16 de outubro de 2015 - 18:28

Sob a liderança dos professores Albio Sales e Renata Russo, respectivamente Diretor e Vice-diretora, o Centro de Educação (CED), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), comemora nesta sexta-feira, 16, o seu décimo sétimo aniversário.

O que existia antes da fundação do CED, como conta a primeira diretora do Centro, professora Lúcia Helena Fonseca Grangeiro, era somente o curso de Pedagogia e o Programa Especial de Formação Pedagógica da Coordenação de Educação a Distância (NECAD), que deu origem à atual Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (SATE) da universidade.

Com o surgimento de outros projetos, como o convênio com Cuba para a oferta do Mestrado Profissional em Educação Especial, e o Projeto Magister, da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), veio também a necessidade da criação de um Centro.

“Foi bastante desafiador (…) foi preciso esforços de todo o colegiado para conseguir essa conquista (…). Tenho maravilhosas lembranças e até me emociono em falar sobre isso e como valeu a pena”, desabafa Lúcia Helena Grangeiro.

Atualmente o CED oferece cursos e programas em nível de graduação: Licenciatura em Pedagogia presencial (Fortaleza), Licenciatura em Pedagogia a distância (Limoeiro do Norte, Caucaia, Jaguaribe, Missão Velha, Mauriti, Quixeramobim, Beberibe), Licenciatura Intercultural Indígena (PROLIND) e Programa de Formação Pedagógica (PARFOR).

Na pós-graduação Lato Sensu são ofertados 18 cursos de Especialização nas modalidades presencial e a distância. No Stricto Sensu, o CED possui um Programa de Pós-Graduação em Educação, composto por um Mestrado Acadêmico e um Doutorado, ambos com área de concentração em Formação de Professores.

O CED, na comemoração de mais um ano de conquistas, parabeniza todos os seus professores, servidores e alunos e homenageia sua primeira diretora, professora Lúcia Helena Fonseca Grangeiro.