Cenas de cinema

10 de setembro de 2014 - 10:58

alt

Dois dias em que se é às vezes figurante, em outras coadjuante e momentos de personagem principal em um filme. Na verdade vários filmes. De Robert Altman a Kathryn Bigelow, passando por Stanley Kubric e Mike Nichols, só pra citar os diretores que mais rapidamente veem à memoria. Foram também dois cenários: um urbano, com asfalto, buzinas e semáforos, e outro rural, com chão de terra batida, mato esturricado e luar de sertão. Cada segundo e centímetro destes sets de filmes reais rodados e gravados individualmente em nossas cabeças, cada fotograma desta película tão pessoal e no entanto construída coletivamente agora compõem e destacam-se no nosso acervo de vida. Para sempre.

alt

Esta miríade de emoções vividas muito provavelmente encontrará ressonância na grande maioria dos quase 130 alunos da UECE, da Unifor, da Fanor e da Unichristus, e com certeza em todos os professores daquelas instituições que participaram do Liderança Universitária, um programa do 23º Batalhão de Caçadores (23 BC), realizado nos dias 4 e 5 de setembro.

alt

A aventura inesquecível de dois dias começou efetivamente quando se subiu, com mochila do Exército nas costas e cinturão com cantil em um dos oito caminhões que levariam universitários e professores para seu destino.

alt

Longo e serpenteando pelas ruas e avenidas de Fortaleza, o que atraía a atenção de pedestres e motoristas, o comboio era composto ainda de ambulância e outros veículos levando soldados e oficiais para um destino desconhecido. Ninguém sabia para onde se ia e muito menos o que aguardava aquele contingente de pessoas nada afeitas a treinamento militar. O que fazia a produção de adrenalina atingir altos picos nas carrocerias daqueles caminhões verde-oliva novinhos em folha.

Chegou-se ao destino. Uma fazenda na Região Metropolitana de Fortaleza.

alt

Àquela altura, os alunos tinham deixado de ser estudantes desta ou daquela instituição. Eram integrantes de uma das quatro equipes – verde, amarela, azul e branca – cuja identificação era feita por uma camisa e boné. Os professores eram identificados também pelo uso de camisa e gorro (como o Exército chama) pretos.

alt

Um contingente de 250 pessoas do Exército, das mais diversas patentes, de oficiais a praças, participou do Liderança Universitária naqueles dois dias. E para dar um toque extra no clima de filme que se vivenciava, teve até sósias de astros do cinema nacional, Wagner Moura, e das produções hollywoodianas, Vin Diesel.

alt

A aventura que começou às 7h da manhã de quinta-feira, quando os ônibus do Exército apanharam os alunos em suas respectivas universidades, terminou no cair da tarde de sexta-feira, no pátio do 23 BC, com a luz natural de um sol que também se despedia de mais um dia ardoroso, em todos os sentidos.

alt

Mais sobre o que aconteceu nas duas locações naqueles dois dias não se deve falar, pois em assim procedendo certamente se incorre no mesmo papel da pessoa que conta tudo sobre um filme, incluindo o seu final.

alt

Exaustos e sujos, mas muitíssimo bem alimentados, volta-se para casa com a certeza que os olhos mudaram. Não apenas porque ardiam resultado das poucas horas de sono e das nuvens de poeira na fazenda. Mas especialmente porque ampliaram-se horizontes e porque tiveram que olhar para dentro de si mesmos quando descobriram atributos que nem supunham possuir. E quando o olhar se transforma, como disse o poeta português, tudo ao redor também muda.

Fotos: Comunicação do 23º Batalhão de Caçadores