CED promoveu Seminário em homenagem ao Educador Paulo Freire

11 de outubro de 2017 - 20:33

Com o objetivo de homenagear o educador Paulo Freire, depois de 20 de anos sem sua convivência, o Centro de Educação (CED) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizou durante todo dia 22 de setembro, no Auditório do CED, Campus Itaperi, o Seminário denominado “Legado Freireano na Educação Popular: Paulo Freire vive!!!”.

alt

O encontro teve como objetivo refletir/recriar a pedagogia de Paulo Freire, em reconhecimento à sua importante contribuição à educação, o ensino, à escola e à sociedade. O Seminário constou de mesas de diálogos, vivência de círculos de cultura, vídeos-debates.

alt

O evento contou com a participação da professora Eliete Santiago, coordenadora da Cátedra Paulo Freire, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professores, gestores, alunos dos cursos de graduação e de pós- graduação (lato e stricto sensu) do CED, lideranças estudantis, movimentos sociais, parlamentares, dentre outros.

alt

Durante o Seminário, foi ainda criada pelo CED a “Carta aberta em defesa da educação pública, gratuita, laica e emancipadora: Paulo Freire, presente! presente! presente!” Ao declarar o reconhecimento à contribuição de Paulo Freire para a educação, o CED, alinhando-se ao movimento de educadores e instituições que destacam Paulo Freire como o mais renomado educador do Brasil, Patrono da Educação Brasileira, assume um posicionamento político público a favor do educador pernambucano e de sua pedagogia humanizadora.

Desta forma, o CED convida os interessados a unir-se ao ato, assinando a Carta, solicitando-a pelo e-mail ced@uece.br.