Cecitec/Uece sedia Festival Juventudes do Semiárido

28 de janeiro de 2019 - 09:53

O Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (Cecitec), unidade acadêmica da Uece no município de Tauá, sediou, entre os dias 24 e 26 de janeiro, o Festival Juventudes do Semiárido. O evento faz parte das atividades do Projeto Paulo Freire, fruto da cooperação com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), que é desenvolvido na região abrangendo os municípios de Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterionópolis e Tauá.

 

alt

 

O Projeto Paulo Freire objetiva reduzir a pobreza e elevar o padrão de vida de agricultores familiares de 31 municípios cearenses, por meio de uma produção sustentável para aumento da renda a partir de fontes agrícolas e não agrícolas com foco prioritário nos jovens e mulheres.

Durante a abertura do programa estiveram presentes representantes das parcerias como Agropólos, Cáritas Diocesana de Crateús, Escritório Regional do Projeto Paulo Freire dos Inhamuns, Centro de Pesquisa e Assessoria  Esplar, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Tauá, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores do Estado do Ceará, entre outros. Prestigiando o momento da abertura e compondo a mesa também estiveram representantes dos deputados Moisés Braz e José Guimarães, o prefeito da cidade de Tauá, Carlos Frederico Citó César Rêgo, o presidente da Câmara Municipal de Tauá, Valdemar Júnior, o diretor do Cecitec, Isaías Batista de Lima, e o secretário de Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz.

 

alt

 

O diretor do Cecitec, Isaías Batista, foi convidado para dar início à programação. Isaías Batista ratificou a importância de eventos como esse no cenário da política atual, em que a violência se dá pelo processo de exclusão social, pela falta de políticas públicas e de oportunidades. O diretor ainda afirmou ser “grande a satisfação de receber essa juventude, nesse espaço coletivo que é nosso”.

 

alt

 

Íris Tavares, coordenadora do Projeto Paulo Freire, saudou as lideranças das comunidades presentes, representantes dos quilombolas, dos indígenas, dos pescadores artesanais, ressaltando que foram “essas as vozes que nos antecederam e nos colocaram aqui, hoje, nessa perspectiva freiriana que o projeto traz consigo na sua fala, na sua dialogicidade, da necessidade de trabalhar a importância, o empoderamento, a pertença desses sujeitos que estão aqui localizados no semiárido”.

 

alt

 

Finalizando as solenidades da abertura o secretário De Assis Diniz discorreu sobre a necessidade de precisarmos compreender o que significa, de fato, pátria livre. Não apenas como um chavão e sim como um hino que diz que precisamos cuidar de nós para cuidar dos outros que querem nos destruir e viver a pedagogia de Paulo Freire: a pedagogia da libertação. E nos libertarmos dos conceitos pré-estabelecidos, do preconceito, da homofobia, do genocídio dos jovens negros nas favelas e periferias das grandes cidades.

 

alt

 

Ao todo foram três dias de programação com oficinas de debates entre os principais temas para a juventude: sobre violência, diversidade sexual, agroecologia, educação contextualizada, mídias sociais, oficinas de turbantes com debates sobre a temática da raça e etnia junto com a pintura corporal, que é da cultura indígena. Cada tema relacionado com uma linguagem como a dança e oficinas de teatro com batuque, teatro de boneco.

 

alt

 

alt

 

alt

 

alt

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Cecitec