CECITEC é 1º campus universitário com Sala Verde no Ceará

24 de fevereiro de 2017 - 13:13

Na tarde do último dia 16 de fevereiro foi inaugurada mais uma Sala Verde no Ceará, a primeira em um campus universitário. O projeto é custeado pelo Ministério do Meio Ambiente e propõe a solidificação da educação ambiental por meio de um espaço real, expondo arquivos e materiais que potencializem a informação e formação ambiental, maximizando as possibilidades de que materiais fieis ao tema cheguem a todos os públicos.

alt

A Sala Verde inaugurada é a terceira em todo o Estado. O espaço é sediado no Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC/UECE), constituído de duas salas que possui um acervo de livros, cartilhas, painéis e todos os materiais que competem à educação ambiental, além de um significativo número de fósseis de peixes da região do Araripe.

O espaço terá a coordenação do professor Lúcio Galvão, atual vice-diretor do CECITEC/UECE, que conseguiu, por doação, apoio pedagógico do grande pesquisador da Caatinga, Joaquim de Castro Feitosa, conhecido popularmente por Dr. Feitosinha, somado aos fósseis da bacia sedimentar do Araripe e os materiais do Ministério do Meio Ambiente.

A implantação desse espaço trará à região benefícios de nível local e nacional, este último, através da oportunidade de concorrer a editais lançados pelo Ministério responsável e criando editais de bolsas universitárias para atuação no espaço, além, é claro, de tudo que o projeto propõe.

A sala em questão tratará com especificidade a educação na fauna e flora da caatinga por ser de natureza regional; sendo assim, as ações do espaço terão maior impacto nesta área, sem deixar as demais a desejar, uma vez que o material disponibilizado pelo Ministério trabalha de forma ampla o assunto.

O evento contou com a presença do coordenador do espaço, professores do CECITEC e de representantes do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), José Artur Andrade; da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Jorge Macêdo, representando Artur Bruno; da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Cândido B.C. Neto, representando o secretário Inácio Arruda; da Supermata do Município de Tauá, Humberto Cidrão; e da PARISC, Jorge Moura.

A SEMA, através de seu representante, presenteou o projeto com várias mudas de Ypê roxo e amarelo e de catingueira, que no ato da inauguração, foi plantado uma muda da espécie nativa de catingueira à frente da sala, marcando o compromisso que a mesmo firma.

Fonte: Assessoria de Comunicação CECITEC