CECITEC confere grau à 22 concludentes de cursos de licenciatura

17 de dezembro de 2019 - 08:51 # # #

O Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), unidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no município de Tauá, realizou durante a noite do dia 06 de dezembro de 2019, colação de grau para 22 concludentes dos cursos de Licenciatura, sendo quatro de Ciências Biológicas, dois de Química e dezesseis de Pedagogia.

O CECITEC foi criado em 1994 e já formou 924 graduados e pós-graduados. Este centro tem como missão apoiar o desenvolvimento sustentável, promovendo o ensino, a pesquisa e a extensão, de forma a ensejar a melhoria de vida na Região dos Inhamuns.

O diretor do CECITEC, professor Isaías Batista, abriu a solenidade passando a palavra ao vice-reitor, professor Hidelbrando Soares, para que presidisse a cerimônia.

Representando o corpo docente, Antônio José Melo de Queiroz, docente do curso de Química, lembrou Paulo Freire e destacou aos formandos que “ensinar não é transformar conhecimento, mas criar oportunidades para sua construção”.

O orador discente Rogério Leonardo, formando da Pedagogia, destacou: “Na vida perder ou ganhar faz parte. Por isso esse é um discurso de ganhos e percas. Ingressamos na maior universidade estadual do norte e nordeste. Esta conquista também é para você Paloma Siqueira (in memorian).

Também compuseram a mesa: professor Franciglauber Silva Bezerra (coordenador do Curso de Química); professor Sílvio César (Coordenador do Curso de Ciências Biológicas); professora Marluce Torquato (coordenadora do curso de pedagogia); professor Lúcio Galvão (vice-diretor do CECITEC).

Por fim, discursou o Vice-Reitor da UECE professor Hidelbrando “Temos que ter a coragem de fazer um pouco mais no exercício da profissão e como cidadãos. Precisamos lutar cotidianamente por mais justiça social e ambiental. Precisamos ser construtores de um futuro sustentável. É isso que a Universidade Estadual do Ceará espera de seus egressos. É esse orgulho que queremos sentir de vocês”.

O servidor técnico administrativo, Emanuel Bento Ferreira Neto foi o cerimonialista. Estiveram também presentes na solenidade, professores e funcionários do CECITEC, políticos locais, familiares e amigos dos concludentes.
A cerimônia teve a participação da banda municipal de Tauá “Maestro Chico Clarinete” sob regência do Maestro Domingos César.