CECITEC comemora 20 anos de fundação

2 de maio de 2014 - 18:35

alt

O Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC), unidade da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Tauá, foi criado no dia 03 de maio de 1994, como fruto da política pioneira de interiorização do ensino superior no Estado. Durante seus primeiros anos, o CECITEC ofereceu os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Ciências (Habilitação em Biologia e Química), atendendo estudantes dos municípios de Aiuaba, Arneiroz, Catarina, Quiterianópolis, Parambu e Tauá.

Atualmente, o CECITEC oferece três cursos de Licenciatura Plena: Pedagogia, Química e Ciências Biológicas, todos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Estadual de Educação. No decorrer de seus 20 anos de atuação, o CECITEC já formou 744 profissionais em nível de graduação e pós-graduação, sendo 325 licenciados em Pedagogia, 141 no curso de Licenciatura em Ciências, 50 licenciados em Química e 93 no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Em relação aos cursos de pós-graduação lato-sensu, formou 73 profissionais, dos quais 27 especialistas em Psicomotricidade, 22 em Educação Especial e igual número no curso de Gestão Educacional.

O quadro docente do CECITEC é constituído por 29 professores, entre efetivos e substitutos, sendo sete doutores, 11 mestres (dos quais 04 são doutorandos), cinco especialistas e quatro graduados.

Quase 300 alunos formam o corpo discente, assim distribuídos: 122 no Curso de Licenciatura em Pedagogia, 103 na Licenciatura em Ciências Biológicas, 67 em Química e um no Curso de Licenciatura em Ciências.

O alunato é contemplado com um total de 107 bolsas, inseridas em diversos programas: uma bolsa de Iniciação Científica – produtividade e Incentivo à Interiorização da FUNCAP; três bolsas de monitoria; 23 bolsas do Programa de Estudo e Permanência Universitária da PRAE e 80 Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID nos cursos de Licenciatura em Química (20), Licenciatura em Ciências Biológicas (20) e Licenciatura em Pedagogia (40).

Em consideração à trajetória e atuação do CECITEC, nos seus 20 anos de existência, promovendo ações de ensino, pesquisa e extensão na direção do desenvolvimento da região, temos motivos de sobra para comemorar mais esse aniversário, ao mesmo tempo em que desejamos muitos anos de trabalho e dedicação ao Sertão dos Inhamuns.