CCS realiza I Encontro Docente

22 de agosto de 2017 - 13:22

O Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realizou no último dia 17, o I Encontro Docente de Reorientação da Formação em Saúde.

alt

O encontro, organizado pela Direção do Centro juntamente com o Grupo Gestor formado por professores do CCS, contou com a presença do reitor Jackson Sampaio, que abriu o evento dando boas-vindas aos docentes dos cinco cursos do CCS: Biologia, Educação Física, Enfermagem, Medicina e Nutrição.

alt

Na abertura, os estudantes do Curso de Música fizeram uma acolhida musical com repertório de músicas clássicas e música popular brasileira.

alt

De acordo com a diretora do CCS, professora Gláucia Posso, o objetivo central foi “inserir o corpo docente no processo de reorientação da formação dos profissionais de saúde do CCS”. A proposta foi exposta pela diretora, como base na reestruturação dos cursos do CCS, enquanto o papel do docente nesse processo foi apresentado pela convidada, professora Léa Anastasiou.

alt

Para o coordenador do Curso de Educação Física, professor Adriano Loureiro, o evento foi “um marco na história da Uece”. O professor ressaltou “a expressiva participação dos cinco cursos e o engajamento dos professores em unir esforços para se repensar o ensino e as metodologias utilizadas, o que trará benefícios aos alunos e, consequentemente, à comunidade”.

alt

A coordenadora do Curso de Medicina, professora Denise Carvalho, destacou a presença de 50 professores do colegiado “em um momento histórico em que o curso completa 15 anos de existência e se encontra em plena discussão de sua matriz curricular, demonstrando o engajamento dos docentes no processo de reestruturação, não apenas do Curso de Medicina, mas do ensino na área da saúde”.

Também estiveram presentes no Encontro, estudantes dos Programas PET-Saúde GraduaSUS e PIBID, que tiveram a oportunidade de falar sobre os trabalhos desenvolvidos fora da instituição como atividades dos programas.

O evento foi encerrado com a informação de que, ainda neste semestre, o CCS promoverá oficinas que auxiliem os docentes na utilização de novas metodologias de ensino e de avaliação.