Cátedra Fulbright em Saúde Global seleciona professores brasileiros

23 de março de 2015 - 11:29

A Cátedra Fulbright em Saúde Global na Rutgers University, a Universidade Estadual de Nova Jersey, nos Estados Unidos, seleciona pesquisadores e professores brasileiros com experiência comprovada na área da saúde para realização de cursos na instituição com despesas pagas e outros benefícios. Os candidatos deverão apresentar proposta para ministrar um curso de três horas semanais para graduação avançada ou pós-graduação em uma das áreas aprovadas como parte do plano estratégico de cinco anos das áreas de Ciências da Saúde e Biomédicas da Rutgers: câncer, infecção e inflamação, meio ambiente e saúde ocupacional e neurociências.

Os benefícios concedidos pelo programa aos selecionados incluem US$ 22 mil para passagens aéreas e custos de manutenção, seguro-saúde básico e moradia de acordo com as condições oferecidas a professores visitantes em Rutgers, no valor máximo de até US$ 1,2 mil por mês, e acesso às instalações e serviços da universidade, como escritório, internet e bibliotecas, entre outros.

Podem se candidatar brasileiros com doutorado concluído até 31 de dezembro de 2005 que não possuam nacionalidade norte-americana e que tenham desenvolvido trabalhos com ênfase nas áreas do plano estratégico.

Os candidatos devem possuir pelo menos 10 anos de experiência profissional qualificada e fluência em inglês. É preciso residir no Brasil no momento da seleção e não receber bolsa ou benefício financeiro de outras agências ou entidades brasileiras para o mesmo objetivo.

Os benefícios serão concedidos no âmbito do Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América, que tem o objetivo de ampliar o entendimento entre a sociedade norte-americana e as de outros países.

No Brasil, o programa iniciou em 1957 e já beneficiou cerca de 3.500 mil brasileiros. No mundo, já foram concedidas mais de 370 mil bolsas de estudo, pesquisa e docência a cidadãos norte-americanos e de outros 150 países.

As inscrições devem ser feitas on-line, até 31 de março. A divulgação do resultado da seleção ocorrerá em abril e as atividades na Rutgers serão iniciadas em setembro.

Mais informações e inscrições em www.fulbright.org.br/content/view/319/190