Caravana Solidária beneficiará mais de 400 pacientes psiquiátricos do SUS

29 de junho de 2018 - 11:34

A 2ª Caravana Solidária Dignidade Mente e Luz 2018 será encerrada nesta sexta-feira (29/06), de 12h30 às 13h30, no Auditório da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Favet/Uece). Haverá a entrega simbólica de kits de higiene pessoal para representantes de três hospitais psiquiátricos do SUS – Hospital de Saúde Mental de Messejana, São Vicente de Paula e Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes.

Serão 432 pacientes psiquiátricos beneficiados, conforme destaca o professor da Favet, Ricardo Figueiredo, também presidente do Grupo Cristão Mãos de Luz (GCML), entidade promotora das caravanas solidárias, juntamente com parceiros como a Uece. Em seguida à entrega simbólica, os voluntários do GCML visitam os Hospitais São Vicente e de Messejana.

LIVROS PARA DETENTOS
Na mesma solenidade na Favet-Uece, o GCML também faz o lançamento da 2ª Caravana Solidária Educação e Harmonia Social, que integra o Projeto Livro Aberto, da Secretaria da Justiça do Ceará (Sejus). “Nesta edição, a meta é arrecadar quatro mil livros de literatura em geral e paradidáticos para os detentos”, explica Ricardo Figueiredo. As doações podem ser feitas no Hospital Veterinário da Uece, na Biblioteca da Unifor e na Casa José de Alencar (pontos principais de arrecadação).

O Grupo Cristão Mãos de Luz (GCML) reúne voluntários de diferentes segmentos sociais e religiosos (de caráter ecumênico) com o objetivo de fazer o bem junto a populações vulneráveis tais como crianças, idosos, famílias sertanejas, detentos, pacientes psquiátricos, ONGs de proteção animal.

Nos últimos 12 meses, o GCML, em parceria com a Favet/Uece, realizou uma sequência de ações sociais bimestrais, as Caravanas Solidárias, que permitiram a arrecadação e distribuição de mais de 11 toneladas de alimentos, mais de três mil livros, milhares de brinquedos e diversos produtos de higiene pessoal, beneficiando cerca de seis mil pessoas em situação de vulnerabilidade.