Caprinos Transgênicos da UECE são tema de artigo publicado na Revista “Nature Biotechnology”

3 de junho de 2009 - 11:05 #

O professor Vicente Freitas da Faculdade de Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará coordenou um projeto de pesquisa, do qual nasceram em março de 2008, dois caprinos transgênicos para o hG-CSF (Fator Estimulante de Colônia de Granulócitos humano). Estes animais foram os primeiros caprinos transgênicos da América Latina e comprovaram a qualidade e competência da equipe composta por pesquisadores do Laboratório de Fisiologia e Controle da Reprodução (LFCR/UECE), Academia de Ciências da Rússia e da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Recentemente, a revista “Nature Biotechnology”, em seu volume 27 de abril de 2009, evidenciou estes resultados como sendo essenciais na política governamental de incentivos à biotecnologia voltada para a saúde, pois o hG-CSF é uma proteína utilizada como medicamento em diversos casos de imunodeficiência em humanos.

Além disso, o artigo chama a atenção para um projeto em rede já estabelecido entre a UFC, UECE, Unifor e UC Davis (EUA), o qual tem por objetivo obter caprinos transgênicos para a lisozima e a lactoferrina e estudar seus efeitos sobre o tratamento de pacientes infectados com bactérias enteropatogênicas. A UECE participará do mesmo devido à sua experiência pioneira na área com animais transgênicos. Referido projeto é coordenado pelo Dr. Aldo Lima (UFC) e todas as informações podem ser obtidas através da home-page (www.upcibimed.ufc.br/recodisa) criada especificamente para a divulgação do referido projeto.

Clique aqui para ver o artigo