CAPES/PIBID aprova 1.041 Bolsas de Iniciação à Docência para UECE

26 de novembro de 2013 - 20:50 #

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) acaba de aprovar 1.041 bolsas para a Universidade Estadual do Ceará (UECE). A proposta institucional da UECE foi aprovada na íntegra, beneficiando 1.041 bolsistas de iniciação à docência, 158 supervisores, 62 coordenadores de área, em 29 subprojetos, distribuído por todos campi da UECE, na capital e interior e por 59 escolas públicas cearenses. O projeto conta com aporte financeiro que se aproxima dos 33 milhões de reais, entre recursos para custeio e pagamento de bolsas nos próximos 4 anos, tudo isso é o resultado do Edital 061/2013-CAPES.

O Projeto Institucional da UECE intitulado “A vida docente na escola: aprender e ensinar pela pesquisa”, que inicia a Fase II, tem como princípio a aproximação de licenciandos com o cotidiano escolar e os fazeres característicos do trabalho docente, por meio de práticas investigativas, desenvolvendo uma postura reflexiva competente. É destaque no projeto a parceria entre Professor da Educação Básica e Professor Universitário, constituindo unidade na formação de jovens professores.

O PIBID – UECE, agora com a ampliação, terá 29 subprojetos, abrangendo as licenciaturas de Pedagogia (CECITEC, CED, FAEC, FAFIDAM), Física (FECLI, FAFIDAM e FECLESC), Química (CECITEC, FAEC, FACEDI e FECLESC), Educação Física (CCS), Biologia (CCS, CECITEC, FACEDI, FAEC, FECLI), Ciências Sociais (CH), Letras Português (CH, FAFIDAM e FECLI), História (FAFIDAM), Letras Inglês (FAFIDAM), Matemática (FECLI e FECLESC), Geografia (FAFIDAM), Filosofia (CH), Música (CH), e um subprojeto interdisciplinar envolvendo os cursos de Física e Matemática, ambos do CCT. E segundo o parecer emitido pela CAPES (ver o documento), “os subprojetos apesar de serem em campi diferentes abrangem todas as áreas do conhecimento e componentes curriculares, o que possibilitará um grande movimento em relação à formação de professores para a educação básica”.

A ampliação do Projeto Institucional da UECE “A vida docente na escola: aprender e ensinar pela pesquisa” (Fase II) configura, certamente, um grande marco para a formação de professores no Estado, um dos legados da instituição. O PIBID/UECE é coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

Clique aqui e confira o parecer.

Informações:

Coordenação Institucional do PIBID UECE – Professores Isabel Sabino e Nilson Cardoso
pibid@uece.br / (85) 3101 9874 / www.uece.br/pibid