Capes prorroga inscrições de cursos voltados para professores da Educação Básica

5 de dezembro de 2017 - 17:42

O prazo para solicitação de vaga nos cursos de licenciatura nas áreas constantes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como nas especializações em Alfabetização, Educação Infantil, Língua Portuguesa e Matemática foi prorrogado para 12 de janeiro de 2018. O período para análise, pelas Secretarias de Educação, das vagas solicitadas também foi prorrogado, acontecendo de 2 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018.

Para facilitar o processo, a Capes desenvolveu um manual do usuário da Plataforma (clique aqui para acessar o manual). Nele, é possível encontrar informações sobre o que é a Plataforma Freire, quem deve incluir o currículo, como cadastrar o currículo, como solicitar uma vaga nos cursos, como analisar as solicitações dos profissionais de rede, entre outras.

Sobre a oferta de cursos

A CAPES informa que só poderão solicitar vaga para os cursos na Plataforma Freire, os professores em exercício na rede pública de educação básica. Serão oferecidos os cursos:

– Primeira licenciatura em diferentes áreas para professores que não possuem graduação em licenciatura na área/disciplina em que atuam em sala de aula;

– Especialização em Educação Infantil para os professores com formação superior que atuam nessa etapa da educação;

– Especialização em Alfabetização para os professores com formação superior que atuam nas séries iniciais;

– Especialização em Matemática e Língua Portuguesa para os professores que atuam nas séries iniciais;

– Especialização em Matemática para professores, com formação superior, que lecionam Matemática nos anos finais do Fundamental;

– Especialização em Língua Portuguesa para professores com formação superior, que lecionam Língua Portuguesa para os anos finais do Fundamental.

Como as vagas serão disponibilizadas de acordo com o perfil de cada usuário, ao realizar a solicitação de vaga é obrigatório o preenchimento dos seguintes dados: a aba Dados pessoais; na aba Formação Acadêmica – preencher a formação básica e graduação; na aba Atuação Profissional  preencher a experiência profissional na educação básica.

As vagas solicitadas serão analisadas pelas secretarias de Educação de Estados e Municípios, de acordo com o calendário abaixo:

Atividade Prazo
Cadastro do currículo e solicitação de vaga pelos professores 16/10/2017 a 12/01/2018
Análise, pelas secretarias de educação, das vagas solicitadas  02/01/2018 a 02/02/2018

A Capes esclarece que a nova Plataforma Freire é um sistema de gestão e acompanhamento criado para atender a estratégia 15.4 do PNE e que, após o término do período de análise das vagas solicitadas, será extraído do Sistema o levantamento dos cursos e vagas solicitados que constarão no Edital do Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica PROFIC.  Esse Edital tem por finalidade selecionar as IES que ofertarão os cursos identificados nesse levantamento. A previsão de lançamento do edital é no primeiro bimestre de 2018 com início das atividades acadêmicas no segundo semestre.  Poderão participar do Edital todas as IES públicas e privadas sem fins lucrativos.

O PROFIC substituirá o PARFOR na formação de professores da Educação Básica, porém o Parfor continua vigente até a conclusão da última turma. Até o encerramento do Parfor, os programas funcionarão ao mesmo tempo. A UECE tem hoje em funcionamento, duas turmas pelo PARFOR: Letras/Inlgês e Pedagogia, e pretende ampliar as turmas, agora com o PROFIC.

Dúvidas sobre o novo Programa poderão ser enviadas para os contatos na Capes: freire@capes.gov.br e 0800 616161-opção 7 ou pelo e-mail: cgsa.prograd@uece.br