CAPES lança novo Edital para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

25 de janeiro de 2011 - 18:43

A CAPES lançou novo Edital para submissão de novas propostas para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, dando continuidade ao objetivo de induzir e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério. O programa prevê, por projeto institucional, a concessão de bolsas de Iniciação à Docência para alunos de Licenciatura, para coordenadores de área (Professores de cursos de licenciatura) e para a supervisão (professor da educação básica) da autuação dos licenciados na escola.

Para ser contemplada, a IPES deve apresentar proposta institucional que contemple a iniciação à docência e a formação prática para o exercício do magistério no sistema de ensino da rede pública. As atividades dos projetos devem, obrigatoriamente, priorizar a inserção dos alunos bolsistas no cotidiano das escolas dos sistemas públicos de educação básica.

A PROGRAD, diante da nova possibilidade de submissão de proposta institucional, pretende ampliar o projeto “A vida docente na escola: aprender e ensinar pela pesquisa”, priorizando as Licenciaturas das áreas das Ciências da Natureza e Matemática. Nesse sentido, a PROGRAD convoca a todos os professores da UECE, vinculados aos cursos de licenciatura e interessados em participar do PIBID, a apresentar proposta no âmbito da categoria de subprojeto, concorrendo a uma das 7 bolsas direcionadas ao coordenador de área. O atual projeto institucional envolve 6 subprojetos nas áreas de Ciências Biológicas (FACEDI), Ciências Sociais (CH), Física (FECLESC), Filosofia (CH), Matemática (FECLESC) e Pedagogia (CED).

Salientamos que as propostas de subprojetos, conforme exposto no Edital, devem estar em consonância com o foco, objetivos da proposta institucional.

As orientações para submissão das propostas estão disponíveis no site www.uece.br/pibid, no link “Edital CAPES 2011”, onde estará disponível o modelo de projeto sugerido, o delineamento metodológico, além do Edital n°001/2011 – Pibid e Portaria nº 260, de 30 de dezembro de 2010 – Normas Gerais – Pibid.

Ressaltamos que os subprojetos devem ser enviados, impreterivelmente, até o dia 09 de fevereiro de 2011, para que possam ser analisadas, selecionadas e integradas ao projeto institucional, o qual deve ser encaminhado a CAPES até 1º de março de 2011.
Compreendendo que esta é uma ação que visa fortalecer as licenciaturas, a PROGRAD solicita ampla participação dos Professores dos cursos de licenciatura.

PROGRAD

» Edital CAPES 2011