Capes divulgou resultados dos Editais com 86 projetos para Pós-Graduação no Ceará

14 de agosto de 2012 - 18:25 #

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP divulgou os resultados dos Editais com 86 projetos para Pós-Graduação no Ceará. Em 2010, o valor integral era de R$ 27.773.600,00, desses Editais que teve oito metas focadas no fortalecimento da Pós-Graduação do Estado do Ceará. Em 2012, as agências renegociaram o plano de trabalho do acordo e escolheram sete metas para dar continuidade às ações. Tal renegociação implicou em aditivo de tempo, estendendo-se até 2016.

Com o resultado do acordo, seis dos Editais lançados em 2011 foram finalizados e homologados pelas diretorias das duas Instituições. Nesses editais foram contemplados 86 projetos, perfazendo, um total de R$ 13.345.714,50. Ainda em 2012, no âmbito do acordo, na meta de fortalecimento da infraestrutura das pós-graduações, visando o aparelhamento de laboratórios, será lançado o Resultado do Edital de Pró-equipamentos, este último lançado pela Capes.

Essa ação conjunta dos Governos Federal e Estadual pretende ser um marco, resultando num aumento significativo da qualidade das pós-graduações do Estado, e nas suas capacidades de formação de recursos humanos altamente especializados. A partir de 2013, no âmbito da parceria, serão lançados anualmente editais para o financiamento de custeio das pós-graduações e para o financiamento de cooperações internacionais.

A Universidade Estadual do Ceará – UECE foi contemplada com os seguintes Editais:

Edital 07/2011 – Bolsa de Pós-Doutorado para Jovens Doutores
– Davide Rondina
– Diana Celia Sousa Nunes Pinheiro

Edital 08/2011 – Bolsa Complementar de Pós-Doutorado
– Marcos Fábio Gadelha Rocha
– Vicente José de Figueiredo Freitas

Edital 06/2011 – Programa Áreas Estratégicas
– Alexandre Araújo Costa
– Davide Rondina
– Marcos Fábio Gadelha Rocha

Edital 03/2011 – Programa de Cooperação Internacional
– Ana Paula Ribeiro Rodrigues
– José Ricardo de Figueiredo

Edital 04/2011 – Estímulo à Cooperação Científica e Desenvolvimento da Pós-Graduação
– Ciência da Computação
– Saúde Publica
– Enfermagem
– Geografia
– Saúde Coletiva

Veja a lista dos Editais publicados:

1. Edital 02/2011 — Apoio a Projeto MINTER/DINTER
2. Edital 07/2011 — Bolsas de Pós-Doutorado;
3. Edital 08/2011 — Complementação de Bolsas de Pós-Doutorado;
4. Edital 06/2011 — Áreas Estratégicas
5. Edital 03/2011 — Cooperação Internacional
6. Edital 04/2011 — Estímulo à Cooperação Científica e Desenvolvimento da Pós-Graduação

Fonte de Informação: Assessoria de Imprensa da FUNCAP e Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UECE.