Capes autoriza prorrogação da vigência de bolsas de pós-graduação

5 de maio de 2020 - 10:53

 

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) divulga nova Portaria nº 55/2020, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O documento dispõe sobre a prorrogação excepcional dos prazos de vigência de bolsas de mestrado e doutorado no país, no âmbito dos programas e acordos de competência da Diretoria de Programas e Bolsas no País, e exclusão da variável tempo de titulação em indicadores relativos à avaliação dos programas no quadriênio 2017-2020.

A prorrogação das bolsas poderá ser pedida pelo programa de pós-graduação para qualquer bolsa em vigência. Elas poderão ser aplicadas em caso do cancelamento ou suspensão das atividades acadêmicas, restrições temporárias de acesso para desenvolvimento da pesquisa ou outras situações que causem dificuldades para o pós-graduando.

A portaria também possibilita que os programas promovam excepcionalmente a prorrogação do tempo máximo regulamentar de conclusão do curso e trata ainda da retirada do critério de titulação na avaliação dos programas no quadriênio atual (2017-2020). Assim, programas de pós-graduação, mestrandos e doutorandos não serão prejudicados pelas dificuldades impostas decorrentes à pandemia do coronavírus.

Clique aqui para ler a Portaria