Capes aprova Mestrado Acadêmico em Filosofia da Uece

22 de maio de 2020 - 15:07 # # # #

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta quinta-feira, 21 de maio, a aprovação do novo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia (CMAF) da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

A ampliação do número de cursos no âmbito dos programas de pós-graduação representa mais uma conquista para a Instituição e para sua Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq).

“Esta é uma vitória também do Centro de Humanidades (CH)”, destaca a diretora do CH, professora Adriana Barros. “Os professores de Filosofia se reuniram, trabalharam incansavelmente para apresentar a proposta de seu novo curso de Mestrado Acadêmico. Estou orgulhosa e feliz! Como diretora do CH, os felicito grandemente por isso”.

O curso tem como objetivo principal formar docentes e pesquisadores como mestres, aptos a exercitar o magistério superior em Filosofia e a desenvolver pesquisas acadêmicas nessa área de conhecimento.

A área de concentração do novo Mestrado é “Filosofia”, com duas linhas de pesquisa:

Ética – Abrange as pesquisas sobre questões éticas fundamentais desde a antiguidade até a contemporaneidade, sem descurar do renascimento e da modernidade. Nesta linha serão trabalhados os temas clássicos da Ética, seus paradigmas, sua conceituação, sua fundamentação e crítica a partir da modernidade e as questões éticas contemporâneas, como por exemplo, a relação entre a ética e a liberdade, a ética e a moral, a ética e a subjetividade, a ética e o cuidado de si, a ética e a estética, a ética e os direitos humanos, a ética e a educação, a ética e a hermenêutica, a ética e a teoria da ação.

Filosofia social e política – Abrange as pesquisas sobre as categorias fundamentais do pensamento filosófico acerca da vida política e social, considerando-se as reflexões dos autores clássicos da Filosofia Social e Política. Nesta linha serão abordados temas como: estado, sociedade civil, liberdade, violência, poder e relações de poder, biopolítica, estado de exceção, direito e direitos humanos.