Capacitação de alunos e docentes para atuar como auditor popular na saúde pública

13 de agosto de 2015 - 14:18

O Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), foi procurado por dirigentes de uma iniciativa multi-institucional para indicar professores e estudantes para serem capacitados e exercerem a função de Auditor Popular, para atuar durante uma auditoria cívica na Estratégia Saúde da Família (PSF) em Fortaleza, nos dias 18 e 19 de agosto, uma ação integrante da I Caravana da Cidadania do IFC/Acecci.

À Uece foram destinadas 100 vagas a serem distribuídas entre os cursos de Enfermagem, Nutrição, Medicina, Psicologia e Serviço Social. Ao todo, serão capacitados 200 auditores cívicos que visitarão 91 unidades básicas de saúde.

O evento é uma iniciativa do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) e a Ação Cearense de Combate à Corrupção e à Impunidade (Acecci), associações civis de controle social regularmente instituídas, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus).

I Caravana da Cidadania do IFC/Acecci terá início no dia 17 de agosto, no auditório do Edifício Sede da Justiça Federal no Ceará e contará com palestras, debates e cursos de capacitação de cidadãos, previamente inscritos, para exercerem o papel de auditores populares nos dias 18 e 19.

Interessados em participar devem enviar email para glaucia.posso@uece.br, informando o nome completo, telefone, email e informar qual a regional de interesse em realizar a auditoria.