Candidatos ao Mestrado de Filosofia concorrem também a vagas de professores-orientadores

20 de outubro de 2010 - 14:46 #

 

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) cria, para 2011, nova turma do Mestrado em Filosofia, desta vez, com uma novidade: ao se inscreverem, os candidatos estarão concorrendo, também, as vagas disponíveis dos professores-orientadores, de acordo com o que está posto na chamada pública, que deverá ser acessado pelos interessados através do link “”, disponível no final desta notícia. As inscrições para o Mestrado já podem ser realizadas e prosseguem até 09 de novembro. Ao todo, serão ofertadas 13 vagas, incluindo uma para disputa específica entre deficientes visuais, auditivos e físicos (motores). A seleção dos candidatos será de 22 a 26 de novembro.

De acordo com os critérios para a seleção, os candidatos deverão cumprir as duas primeiras etapas do concurso. A primeira consta da aprovação prévia do projeto, seguindo os critérios de adequação às linhas de pesquisa do mestrado e de qualidade condizente com uma pesquisa de pós-graduação em filosofia (apenas eliminatória). A segunda inclui prova de desenvolvimento temático e análise de texto (eliminatória e classificatória), conforme bibliografia indicada previamente; prova de língua estrangeira (apenas classificatória); entrevista sobre o projeto (eliminatória e classificatória); e pontuação do currículo (apenas classificatória). Após as duas etapas, haverá uma terceira, em que os candidatos serão alocados nas vagas para as quais concorreram, conforme sua classificação na segunda fase da seleção.

 
Segundo a coordenação do Mestrado de Filosofia, quanto à vaga do deficiente, os candidatos serão classificados universalmente, tendo direito à vaga específica – entre as vagas do professor-orientador para as quais se inscreveu – aquele que tirar a melhor colocação dentre os demais candidatos deficientes.

 
A coordenação do mestrado divulga também uma bibliografia destinada aos candidatos. A bibliografia indicada para a prova de  desenvolvimento temático e análise de texto é a seguinte: Platão, República, Livro IV; Descartes, René, As paixões da alma; e Kant, Immanuel, Fundamentação da metafísica dos costumes.

 

Mais informações na Chamada de Seleção Pública, disponível no link .