Candidatos ao Mestrado de Filosofia concorrem também a vagas de professores-orientadores

5 de novembro de 2010 - 20:24 #

 

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) cria, para 2011, nova turma do Mestrado em Filosofia, desta vez, com uma novidade: ao se inscreverem, os candidatos estarão concorrendo, também, as vagas disponíveis dos professores-orientadores. As inscrições para o mestrado se encerram nesta terça-feira (09/11). Ao todo, serão ofertadas 13 vagas, incluindo uma para disputa específica entre deficientes visuais, auditivos e físicos (motores). A seleção dos candidatos será de 22 a 26 de novembro.

De acordo com os critérios para a seleção, os candidatos devem cumprir as duas primeiras etapas do concurso. A primeira consta da aprovação prévia do projeto, seguindo os critérios de adequação às linhas de pesquisa do mestrado e de qualidade condizente com uma pesquisa de pós-graduação em filosofia (apenas eliminatória). A segunda inclui prova de desenvolvimento temático e análise de texto (eliminatória e classificatória), conforme bibliografia indicada previamente; prova de língua estrangeira (apenas classificatória); entrevista sobre o projeto (eliminatória e classificatória); e pontuação do currículo (apenas classificatória). Após as duas etapas, haverá uma terceira, em que os candidatos serão alocados nas vagas para as quais concorrem, conforme sua classificação na segunda fase da seleção.

Segundo a coordenação do Mestrado de Filosofia, quanto à vaga do deficiente, os candidatos serão classificados universalmente, tendo direito à vaga específica – entre as vagas do professor-orientador para as quais se inscreveu – aquele que tirar a melhor colocação dentre os demais candidatos deficientes.

A coordenação do mestrado divulga também uma bibliografia destinada aos candidatos. A bibliografia indicada para a prova de  Desenvolvimento Temático e Análise de Texto é a seguinte: Platão, República, Livro IV; Descartes, René, As paixões da alma; e Kant, Immanuel, Fundamentação da metafísica dos costumes.

Para se inscrever, os candidatos devem se dirigir à secretaria do curso, no Centro de Humanidades (CH) da UECE, na Avenida Luciano Carneiro, 345 – no Bairro de Fátima, no horário das 14h às 18h. A taxa de inscrição, no valor de R$ 40,00 (quarenta reais), deve ser depositado na Caixa Econômica Federal, conta-corrente 261-0, Agência 0919 e Operação 006. Para mais informações, consultar o edital de seleção pelo site www.uece.br/cmaf ou pelo telefone 3101-2033, ou ainda na Chamada de Seleção Pública, .

 

Maiores informações na Chamada de Seleção Pública, disponível aqui.