Campus Experimental da Uece em Pacoti ganha Espaço Nordeste Cidadania

6 de janeiro de 2012 - 19:00 #

 

 

 

O Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Pacoti, região serrana do Maciço de Baturité, a 130km de Fortaleza, inaugura às 10h, deste sábado (07/01), o Espaço Nordeste Cidadania. Trata-se de uma forma integrada de trabalhar e fazer desenvolvimento, que tem como objetivo realizar atividades sociais, culturais e de negócios para implementar um trabalho socio-educativo, que possibilite a seus participantes alternativas de inclusão digital e social, cultural, bancária – com o CrediAmigo e Agrocredito – , além de formação humana e cidadã. Presidida pelo Reitor Assis Araripe, a solenidade contará também com a presença do presidente da Fundação Deusmar Queirós, dirigentes do BNB e do INEC, autoridades da região do Maciço de Baturité, professores, estudantes, entre outros convidados.

 

Convênio entre a Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Instituto Nordeste Cidadania (INEC) e apoio da Fundação Educacional Deusmar Queirós possibilitam a implantação do Espaço Nordeste no Campus Experimental da UECE, em Pacoti, que irá permitir o compartilhamento de atividades entre as instituições. Trata-se de uma ação coordenada pelo Instituto Nordeste Cidadania – INEC e Banco do Nordeste e conta com parceiros locais, no caso o Campus de Educação Ambiental e Ecologia da UECE, com o qual compartilhará e fortalecerá as ações voltadas para toda a região do Maciço de Baturité.

 

O ato de inauguração consolida mais uma parceria, desta feita com o Banco do Nordeste do Brasil S.A. e o Instituto Nordeste Cidadania (INEC) para a implantação do Espaço Nordeste Cidadania que certamente, fortalecerá as ações do Campus na área artístico- cultural e de inclusão social, com ênfase em educadores e educandos, microempreendedores urbanos e rurais, líderes comunitários e artistas da Região.

 

O Campus Experimental de Educação e Ecologia da UECE, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), reestruturado em fevereiro de 2010, situado em Pacoti, consiste em uma importante iniciativa da atual administração da Universidade Estadual do Ceará (Uece), voltada para o desenvolvimento das comunidades dos 13 municípios que formam a região do Maciço de Baturité.

 

Em menos de um ano, o Campus Experimental já empreendeu mais de 12 projetos voltados para as comunidades da região, além de oportunizar aos estudantes e professores da UECE um espaço para seus trabalhos de pesquisa e extensão, realização de cursos, encontros, seminários, estágios, projetos de permacultura e desenvolvimento comunitário, dentre outras atividades. 

 

Dentre os projetos para o Campus voltados para o desenvolvimento econômico social e ecológico do Maciço de Baturité, o Campus vem atendendo, sobretudo, à socioeconomia da região, priorizando a capacitação da mão de obra local e regional. A universidade tem aberto perspectivas para os setores público e privado, com destaque para: o Projeto Condomínio Digital, voltado para a formação profissional de 101 jovens do Maciço de Baturité, em Tecnologia da Informação (TI), desenvolvido em parceria com o Instituto Aliança e a Secretaria de Educação do Estado; a implantação de uma Cozinha Experimental com cursos de processamento de Frutos e Hortaliças do Maciço, em parceria com a COELCE; a Biblioteca Osmundo Pontes, em parceria com a Sociedade Amigas do Livro; o estágio de estudantes de medicina e enfermagem da UECE com atuação no Programa Saúde na Família e no Hospital Municipal, em parceria com a Prefeitura local; um laboratório de Informática, que contou com o apoio da própria FUNECE e Marquise e, mais recentemente; a inauguração de um Orquidário, em parceria com a Associação Cearense dos Orquidófilos e a estruturação de uma Farmácia Viva; e o Projeto de Melhoramento Genético de Aves Caipiras, com apoio do BNB.

 

Além dessas atividades, o Campus sedia atualmente o acervo do arquivo histórico do Maciço, em parceria com a Sociedade de Estudiosos da Memória e Patrimônio Regional da Serra do Baturité – SEMPRE.
 
    

A FUNECE/UECE com esse significativo trabalho tem buscado compartilhar atividades científicas e experiências inovadoras no âmbito da eco-formação, de descobertas e troca de saberes, da pesquisa didático-científica e do desenvolvimento humano do Maciço de Baturité. Nessa perspectiva tem procurado captar e consolidar parcerias que potencializem o esforço acadêmico de interlocução com a sociedade da região e do Estado. Instituições como a Fundação Deusmar Queirós, pioneira no apoio, Coelce, Prefeitura Municipal de Pacoti, Secretaria de Educação do Estado, Instituto Aliança, empresa Marquise, Sociedade Amigas do Livro (SAL), Associação Cearense dos Orquidófilos (ACEO), Associação Comercial, além de empresários locais, têm se associado ao esforço da equipe do Campus para responder às demandas sociais, econômicas e culturais do Campus Experimental de Educação e Ecologia de Pacoti.

 

 

Fonte / Informação: Profa. Lúcia Helena Grangeiro, na Pró-Reitoria de Extensão – telefone 3101-9655