Campus de Pacoti voltado para o desenvolvimento econômico social e ecológico do Maciço de Baturité

4 de novembro de 2011 - 19:06 #

 

 

Com menos de um ano de sua reestruturação, o Campus Experimental de Educação e Ecologia da UECE, em Pacoti, distante 130 km de Fortaleza, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), consiste em uma importante iniciativa da atual administração da Universidade Estadual do Ceará (Uece). No último sábado (29/10), o Reitor da Uece, Prof. Assis Araripe, presidiu solenidade constando de quatro eventos, todos voltados para o desenvolvimento das comunidades dos 13 municípios que formam a região do Maciço de Baturité. Na ocasião, o Reitor fez a entrega de Certificados aos 16 concludentes do curso de “Processamento de Frutos e Hortaliças do Maciço de Baturité – uma solução caseira” e aos 65 participantes do seminário “O Cultivo de Orquídeas com Sustentabilidade”. Em seguida, inaugurou o Orquidário do Campus e presidiu as comemorações dos 34 anos da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO). Em menos de um ano, o Campus Experimental já empreendeu mais de 12 projetos voltados para as comunidades da região, além de oportunizar os estudantes da Uece em seus trabalhos de pesquisa, realização de cursos, encontros, seminários, atividades de permacultura e desenvolvimento comunitário, dentre outras atividades.

Ao discursar, o reitor Assis Araripe se reportou a todos os parceiros e colaboradores que contribuem para as grandes realizações do Campus Experimental de Pacoti , começando pela Pró-Reitora de Extensão da Uece, professora Celina Ellery, a quem reconheceu o importante trabalho desenvolvido em benefício daquele Campus. Lembrou da importância da retomada da proposta do Campus de Pacoti, que hoje, atende, sobretudo, a sócio economia da região, priorizando a capacitação da mão de obra local e regional. Segundo o Reitor, para expandir as atividades do Campus, a UECE conta com diversos parceiros, como a Fundação Deusmar Queirós, pioneira no apoio, Companhia Energética do Ceará (Coelce), entre outros. Falou da história do Campus, que disse conhecer desde os primeiros entendimentos para a sua implantação e que  tem acompanhado de perto a sua evolução, desde quando foi Vice-Reitor da Uece e como Reitor.

O reitor Assis Araripe agradeceu a todos que cooperam e fazem acontecer  as ações voltadas para a sustentabilidade da região, como o empenho da coordenadora do Campus, professora Lúcia Helena Grangeiro, e da professora Maria de Lourdes Oliveira, Coordenadora Científica. Destacou ainda, o professor István Major, que muito tem colaborado com os projetos do Campus Experimental.

Sobre os projetos para aquele Campus, disse que a universidade tem que abrir perspectivas para o público e o privado e ressaltou o Projeto Condomínio Digital, voltado para a formação profissional de 101 jovens do Maciço de Baturité, em Tecnologia da Informação (TI), desenvolvido em parceria com o Instituto Aliança e a Secretaria de Educação do Estado.

Ao encerrar, Assis Araripe disse: “hoje é dia de comemoração e, também, dia de reflexão”. Essa celebração, enfatizou, só terá expressão e continuidade se houver compromisso de todos da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. Reiterou os agradecimentos à equipe do Campus de Pacoti e aproveitou para parabenizar a Pró-Reitora Celina Ellery e a coordenadora do Campus, professora Lúcia Helena, pelos avanços. Agradeceu à Coelce a doação de um veículo a ser utilizado nas atividades do Campus. No final, disse que pretende voltar ao Campus Experimental, dentre em breve, para o encerramento de outros cursos e celebração de novas parcerias.

Na ocasião falaram ainda, a coordenadora do Campus Experimental de Educação e Ecologia de Pacoti, professora Lúcia Helena Fonseca Grangeiro, o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Pacoti, Herlandson Gomes, que, na ocasião, representou o prefeito Francisco Rômulo, a coordenadora do curso de Nutrição da Uece, professora Maria Cecília Oliveira da Costa, a representante dos alunos do curso de “Processamento de Frutos e Hortaliças do Maciço de Baturité – uma solução caseira”, Ana Maria de Souza Luz, o representante da Coelce, Sérgio Araújo, – cintando o apoio da Coelce, através do Programa Luz Solidária para a realização do curso de Processamento de Frutos e Horaliças – , a presidente da Associação Cearense dos Orquidófilos, Vera Coelho.

Segundo a Pró-Reitora de Extensão, Celina Ellery, a atual administração da Uece, consciente da importância de desenvolver um trabalho com vistas a compartilhar atividades científicas e experiências inovadoras no âmbito da eco-formação, de descobertas e troca de saberes, da pesquisa didático-científica e do desenvolvimento humano do Maciço de Baturité, tem buscado, através da Pró-Reitoria de extensão, captar e consolidar parcerias que potencializem o esforço acadêmico de interlocução com a sociedade da região e do Estado. Instituições como a Fundação Deusmar Queirós, pioneira no apoio, Coelce, Banco do Nordeste, Instituto Nordeste Cidadania (INEC), Prefeitura Municipal de Pacoti, Secretaria de educação do Estado, Instituto aliança, empresa Marquise, Sociedade Amigas do Livro (SAL), Associação Cearense dos Orquidófilos (ACEO), Associação Comercial, além de empresários locais, têm se associado ao esforço da equipe do Campus para responder as demandas sociais, econômicas e culturais do Campus Experimental de Educação e Ecologia de Pacoti.

A solenidade contou também com a presença da Pesquisadora Institucional da Uece, professora Socorro Osterne, do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Jackson Sampaio, da presidente da Câmara Municipal de Pacoti, vereadora Orquídea Jacaúna, vigário da paróquia de Pacoti, Padre João Mascarenhas, Presidente da Câmara dos Diretores Lojistas, Marcélio de Melo, secretário de ex-presidente da ACEO, jornalista Ítalo Gurgel, empresários Régis Caminha, grande incentivador das ações do Campus Experimental, e Francisco Fonteles, a Especialista em Responsabilidade Social da Coelce, Débora Pinho, diretor da escola Menezes Pimentel, professor Jeanpierre Almeida Silveira, Coordenador Pedagógico do Com. Condomínio Digital, professor Pontes Neto, pesquisador e ornitólogo da Uece, professor István Major, Vice-Diretora do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB), professora Célia Sampaio, professor Édio Willian de Pinho Santa, além de professores, alunos, servidores, entre outros convidados.