Campus de Pacoti da UECE oferece um carnaval diferente

8 de fevereiro de 2013 - 20:11 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) já está com o seu bloco na rua, no município de Pacoti, a 130 km de Fortaleza. Trata-se de mais uma edição do projeto “Música é Para a Vida”, cujas residências artísticas ocorrem no Campus de Educação Ambiental e Ecológica de Pacoti, da UECE.

O professor Heriberto Porto, coordenador dos trabalhos, explica que foram selecionados para o evento, que acontecerá até 12 de fevereiro, terça-feira de carnaval, 100 alunos e 20 arte-educadores de todo o Estado do Ceará (das 21 CREDEs) para  as residências artísticas. Alguns dos arte-educadores são alunos da UECE.

Segundo a programação do “Música é Para a Vida”, de 9 a 12 de fevereiro, haverá apresentação dos alunos no palco principal do Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga. Haverá também um show dos professores, que acontecerá no Teatro Municipal daquela cidade serrana. Outras atrações estarão reservadas para o Campus da UECE de Pacoti.

As Residências Artísticas ocorrem como um Festival formativo: oficinas de prática instrumental pela manhã e prática de conjunto, harmonia e leitura musical à tarde. Dentre os professores, grandes músicos como Dino Rangel (RJ), Roberto Stepheson (RJ), Humberto Zigler (SP),  Nélio Costa, Luiz Orsano e Eduardo Holanda (CE) passam experiências e conhecimentos para esses jovens e os prepararam para uma apresentação no principal palco do jazz do Ceará, que acontece em Guaramiranga, na região do Maciço de Baturité.

Durante o carnaval acontecerão palestras sobre mercado de trabalho, redes sociais, produção musical e história do jazz, colaborando, portanto, para fazer desse trabalho um forte exemplo de educação por meio da música. O projeto conta com a parceria da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC) e a Via de Comunicação, por meio do Festival Jazz  & Blues de Guaramiranga.

Fonte / Informação: Prof. Heriberto Porto (85) 8823-1793