Campus de Pacoti da Uece forma 1ª turma do curso de Processamento de Frutos e inaugura orquidário

27 de outubro de 2011 - 19:27 #

O Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Pacoti, a 130 km de Fortaleza, tem quatro eventos agendados para este sábado (29/10). O Reitor da Uece, Assis Araripe, abre a solenidade às 10h, com a entrega de Certificados aos 16 concludentes do curso de “Processamento de Frutos e Hortaliças do Maciço de Baturité – uma solução caseira” e aos 65 participantes do seminário “O Cultivo de Orquídeas com Sustentabilidade”. Em seguida, também no Campus de Pacoti, o Reitor Assis Araripe inaugura o Orquidário do Campus e participa das comemorações dos 34 anos da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO).

Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), o Campus experimental de Pacoti conta com vários empreendimentos voltados para a população do Maciço de Baturité e de outras regiões do Estado do Ceará, como afirma a Pró-Reitora de Extensão, Celina Ellery. Um dos exemplos é o projeto “Aproveitamento de Frutas e Hortaliças da Região do Maciço de Baturité – uma solução caseira”, que está formando a primeira turma. A Companhia Energética do Ceará (COELCE), através do Programa Luz Solidária, apóia a iniciativa do Campus de Pacoti.

Segundo a coordenadora do Campus, professora Lúcia Helena Fonseca Grangeiro, esse projeto é realizado dentro da perspectiva de levar informação, produzir conhecimento e contribuir significativamente para o aumento da renda familiar e da qualidade de vida das famílias da região do Maciço de Baturité.       Trata-se de uma proposta educativa para processar frutos e hortaliças provenientes da agricultura familiar durante a safra e a entre- safra, de forma a gerar renda para a sobrevivência e melhoria da alimentação das famílias com o aproveitamento de maneira prática, higiênica e saudável, com a produção de doces, compotas, geléias, polpas, farinhas, etc. Os participantes do curso são produtores e representantes das comunidades rurais de todo o Maciço de Baturité.

Os alunos participam de oficinas com abordagens teórico/prática de cidadania, segurança alimentar e nutricional, boas práticas de manipulação de alimentos, importância da alimentação saudável, com ênfase no consumo adequado de frutas e hortaliças. Discute-se também, a produção de alimentos ecologicamente correta, com o indicativo de alguns inseticidas naturais para combater pragas nas plantações de frutas e hortaliças cultivadas na região.

As oficinas são ministradas pelos professores do Curso de Nutrição da Uece, com o apoio dos Laboratórios do Núcleo Experimental em Ciência e Tecnologia de Alimentos Regionais (NECTAR) e Laboratório de Dietética e Análise Sensorial (LADAS), ambos do Curso de Nutrição. Foi estruturado no Campus de Pacoti o Laboratório Experimental de Alimentos, com o apoio da COELCE e da Fundação Deusmar Queirós. O Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da UECE mantém o foco nos aspectos sociais, econômicos e culturais da produção dos alimentos na região, com a preocupação em evitar o desperdício e promover a segurança alimentar e nutricional da população.

Outra atividade desenvolvida pelo Campus de Pacoti é o cultivo de orquídeas, como manifestação de respeito e reverência à natureza, resultante de articulação com a Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO). Tudo começou com a realização, no Campus de Pacoti, do curso “O cultivo de orquídeas com sustentabilidade e respeito à natureza”, no dia 24 de julho de 2011. Foi construído um aconchegante miniorquidário no Campus, sob a orientação da ACEO, para o qual foi doado um grupo de mudas de orquídeas pelos membros da instituição, que será inaugurado no sábado (29/10).

O orquidário tem capacidade para 100 exemplares de diferentes espécies de orquídeas. Os primeiros 22 exemplares de orquídeas foram doados, durante a inauguração do empreendimento, por 16 representantes da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) e pelo menino Yan Ferreira de 11 anos de idade. Os exemplares doados foi uma ação voluntária que traduz o espírito da entidade de divulgar, de todas as formas, o cultivo de orquidáceas no Ceará. A PROEX lembra a quem quiser doar exemplares de orquídeas, de variadas espécies, pode fazê-lo através da Pró-Reitoria de Extensão ou direto no Campus Experimental, em Pacoti. O contato para as doações pode ser feito pelo telefone (85) 3101-9661

Além do Reitor da Uece, Assis Araripe, estarão presentes à solenidade a Pró-Reitora de Extensão, Celina Ellery, a Coordenadora do Campus, professora Lúcia Helena Fonsêca Grangeiro, representantes da COELCE, da Fundação Deusmar Queirós, da Diretoria da ACEO, da Prefeitura Municipal de Pacoti e de outros municípios, autoridades acadêmicas e comunidades de diferentes municípios da região do Maciço de Baturité.

Fonte / Informações: Coordenadora do Campus experimental de Pacoti, profa. Lúcia Helena Grangeiro, (85) 9988-2398 / 8866-2398