Campanha Economize Energia: dicas do engenheiro eletricista da Uece

26 de fevereiro de 2016 - 12:09

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) adotou em 2016 a Campanha Economize Energia, com o objetivo de chamar atenção de alunos, professores e servidores para o uso consciente da energia elétrica nos campi universitários.

alt

Somos uma comunidade com mais de 20.000 membros. Pequenas atitudes, de cada um, são capazes de gerar grandes impactos positivos na natureza e na redução de custos da Instituição.

O engenheiro eletricista da Uece, Abelardo de Paula Barreto, alerta que o maior consumo de energia elétrica nos campi parte do uso de aparelhos de ar-condicionado e dá as dicas de como contribuir com a ação de economia que pode resultar em um benefício coletivo:

– pela manhã, antes de ligar o ar-condicionado, você pode resfriar o ambiente, abrindo portas e janelas;
– você pode ligar o aparelho, pela manhã, uma hora depois do início do expediente e desligá-lo uma hora antes do fim do expediente e também durante o almoço, assim, a sala ainda permanecerá climatizada;
– onde houver aparelhos de ar-condicionado em uso, deixe a porta fechada;
– procure usar o ar-condicionado numa temperatura mais amena, por exemplo 22 graus.

Apesar do consumo maior, segundo o engenheiro, ser oriundo dos aparelhos de ar-condicionado, outros fatores também contribuem fortemente. Então, pratique as dicas:

Computadores e outros equipamentos:

– ative o energy saver  do seu monitor (modo econômico);
– economize energia com o Windows: é possível fazer com que o micro, depois de determinado tempo de ociosidade, desligue o monitor e o disco rígido, e deixe todo o sistema hibernando até que você movimente o mouse ou pressione alguma tecla. Além do protetor de tela, que evita que uma imagem congelada acabe desgastando o fósforo do seu monitor, o Windows oferece alguns meios para você economizar energia. Clique com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho e selecione Propriedades; selecione a  ficha “Proteção de tela” e clique no botão Energia.
– deixar periféricos como impressora e scanners desligados da tomada se não estiverem em uso. As caixas de som, se não estiver usando, também desligue.

Iluminação:

– utilize a iluminação de acordo com o tamanho e a finalidade do ambiente;
– aproveite ao máximo a iluminação natural;
– adote a ideia de desligar quando não precisar.

Seja esperto! Utilize a energia elétrica de maneira consciente e aproveite as dicas de quem entende.

Uece faz Campanha contra desperdício de energia elétrica