Caminhando e debatendo questões

5 de novembro de 2013 - 12:43

alt

Uma trilha ao longo – e ao redor – do Campus do Itaperi marcou o encerramento do seminário O Parque e a Cidade – Balanços e Perspectivas, realizado pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Urbano (NEPGPDU), do Laboratório de Gestão Urbana (GESTU), do Curso de Ciências Sociais, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no período de 30 de outubro a 1º de novembro.

Para mostrar as belezas, os problemas, debater in loco e trocar ideias sobre como tornar o nosso meio ambiente cada vez mais sustentável e democrático, a caminhada saiu do Auditório Paulo Petrola, onde foi realizado o seminário, na manhã de sexta-feira, dia 1º de novembro, liderada pelo aluno Harley Nogueira de Castro, das Ciências Sociais.

Do prédio da Reitoria, os participantes – majoritariamente professores e alunos das Ciências Sociais – entraram no corredor central, que leva ao Restaurante Universitário, com paradas para debater a questão da população felina do Itaperi, acessibilidade, coleta seletiva de lixo, entre outras questões.

Na parte de trás do RU, conheceu-se a horta dos funcionários do Restaurante e apreciou-se e também examinou-se a situação da lagoa. De lá, a trilha seguiu para o Centro Poliesportivo, que também foi objeto de debate dos caminhantes.

Antes de iniciar a caminhada de volta, uma pequena parada na “Ilha do Xuxa”, na lagoa, para um pequeno descanso, fugir momentaneamente do calor e rehidratação.

Na parte final da trilha, voltou pela rua onde estão a Clínica de Pequenos Animais, o Observatório Astronômico Otto Alencar, os currais, o Programa de Mestrado em Geografia, tendo como parada final o Núcleo de Permacultura, onde sedentos, esbaforidos e calorentos caminhantes foram recebidos com revigorantes e refrescantes sucos de ervas naturais, cultivadas lá mesmo.

Confira o álbum de fotos na página da UECE no Facebook.

alt