Câmara presta homenagem aos administradores pelos 50 anos da profissão

17 de setembro de 2015 - 17:03 #

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nesta segunda-feira, 14, no Plenário Fausto Arruda, uma sessão solene em homenagem aos 50 anos de regulamentação da profissão de administrador. A homenagem teve como propositor o vereador Jovanil Oliveira (PT), em conjunto com o vereador Antônio Henrique (PROS), aprovada por unanimidade pela Casa Legislativa. Conforme os parlamentares, o dia do administrador é comemorado no dia 9 de setembro, data referente à criação da Lei nº 4.769, que regulamenta a profissão de administrador.

alt

A sessão foi dirigida pelo vereador Salmito Filho, presidente da CMFor. A Mesa foi composta pelas seguintes autoridades: José Jackson Coelho Sampaio, reitor da UECE; deputado estadual Sérgio Aguiar; Mauro Benevides, ex-presidente do Congresso Nacional; Acrísio Sena, coordenador de articulação política dos movimentos sociais do Governo do Estado; e Leonardo José Macedo, presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará.

alt

Em seu pronunciamento de saudação aos presentes, o vereador Jovanil Oliveira afirmou ser uma satisfação grande em realizar a homenagem, mesmo não sendo administrador por profissão, mas como orientador, na área de sociologia e formação de pessoas. “Sabemos que a formação de administrador teve seu marco legal em 9 de setembro de 1965, posteriormente, na lei 7.721 de 1985, houve a devida e sensata mudança da expressão “dia do administrador” para a expressão “dia do profissional administrador”, pontuou.

“Ao longo de 50 anos, a profissão cresceu e organizou-se, chegando aos dias atuais com grande força de atuação. Durante esse tempo vimos o número de cursos e de publicações científicas na área, terem um grande crescimento. Isto é fundamental para nossas instituições e para toda a sociedade, que necessita de profissionais capacitados. É também um imperativo dos nossos tempos de globalização, pois uma pessoa com sólida formação teórica tem mais facilidade em sua atuação profissional”, asseverou.

“Outro aspecto se refere ao enfrentamento da crise ética. O professor Domingos Viroletti, diz que o problema atinge em cheio a administração e está relacionada ao enfrentamento da crise de valores da sociedade. A crise atinge as pessoas, os governos, as relações institucionais. E ele indaga, o que a Universidade e a Administração podem fazer?. Em sua resposta, ele diz que, além de formar o autor, o pensador, o produtor de conhecimento e o inovador, ela não pode deixar de lado a sua missão de formar o cidadão”.

O vereador Antônio Henrique (PROS) também fez sua saudação aos presentes, destacando ter subscrito o requerimento para a realização dessa homenagem, por ser formado em Administração. “Quando fui eleito pela primeira vez não tinha formação superior, mas consegui entrar na Universidade e hoje vejo como é importante essa profissão para a humanidade. São profissionais que podem indicar os melhores caminhos para o País, sobretudo em momentos de crise. Frisou.

O presidente do Conselho de Administração do Ceará, Leonardo José Macedo, destacou que, na tribuna da Câmara, onde passam grandes oradores, estava dando voz aos administradores. “Aqui represento essa distinta classe. Aqui estou para homenagear profissionais, que honram a profissão. Eles têm os instrumentos da administração para fazer os avanços que tanto almejam a sociedade”, destacou.

alt

Após as falas, foram iniciadas as homenagens, feitas por categoria. A primeira foi “Efetividade e Dedicação a Profissão”. Homenageados: Nilce Maria Freire Batista Vieira; Mauro Benevides; Francisco Zamenhof de Oliveira; Manoel Silveira; Aleuda Fernandes. A segunda categoria foi: “Profícua Atuação Profissional”. Homenageados; José Caminha de Oliveira; Sérgio de Araújo Lima Aguiar e Antônio Elbano Cambraia.

A terceira foi “Consistente Desempenho Acadêmico”. Homenageados: Francisco de Assis Moura Araripe; Vladimir Spinelli Chagas; Paulo Tadeu Sampaio de Oliveira; Francisco Sérgio de Vasconcelos Bezerra; José Sarto Freire Castelo.

alt

A quarta categoria foi “Eficaz Ação Organizacional e Empresarial” que homenageou João Soares Neto e Francisco Honório Pinheiro Alves. A quinta categoria foi dedicada a “Personalidade Pública”. Homenageados: a prefeita de Coreaú, Érica Frota Monte Coelho Cristino; Rui de Castro; Guilherme Pimenta; George Santos da Silva e Maria de Albuquerque. Foram homenageados ainda: Sebastião Luiz de Melo, presidente do Conselho Federal de Administração; Carlos Ernesto Albuquerque de Holanda, Luiz Antônio Rabelo Cunha e Patriolino Dias de Sousa e Silva.

Foi entregue uma homenagem especial à UECE, pioneira no ensino de Administração, representada por seu reitor José Jackson Coelho Sampaio.

alt

O ex-senador Mauro Benevides falou em nome dos homenageados da noite, destacando os percalços dos profissionais de administração desde a luta realizada há 50 anos pelo reconhecimento da categoria. “Hoje vemos o desenvolvimento da profissão, com vários cursos superiores. E esse movimento foi iniciado, aqui em nosso Estado, por nossa Universidade Estadual do Ceará”.